O que é melhor stevia ou açúcar mascavo?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

O açúcar mascavo, diferente do adoçante à base de stevia, é melhor para quem não abre mão do gosto doce do açúcar, não possui diabetes e que não está procurando uma dieta restrita em calorias. Sua versão possui um custo mais acessível, além de ser mais saudável que o açúcar saudável.

Stevia é uma planta nativa da divisa entre Brasil e Paraguai, que tem uma extraordinária capacidade adoçante, superior em cerca de 300 vezes ao açúcar doméstico. Por ser natural, o adoçante não faz mal para a saúde, podendo ser utilizado para substituir o açúcar em sucos, chás, bolos e outras preparações doces.

— Escolher um açúcar saudável e que não tenha passado pelo refinamento pode fazer a diferença na alimentação, sendo os mais indicados: açúcar demerara, de coco ou mascavo, que têm menor índice glicêmico e mais nutrientes — explica Buzzini.

Diabéticos podem consumir açúcar mascavo? Segundo informações da Sociedade Brasileira de Diabetes, quem sofre dessa condição pode, sim, consumir o açúcar mascavo. A recomendação é que a quantidade utilizada seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois ele eleva a glicemia.

Seu sabor é forte e similar ao do caldo de cana, sendo mais facilmente perceptível ao paladar. Além disso, é menos calórico que o Refinado e os oxidantes presentes no Mascavo ajudam a combater os radicais livres que colaboram para o envelhecimento das células do nosso corpo e são responsáveis por diversas doenças.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Cristal. O cristal é um pouco menos processado que seu irmão, o açúcar refinado. Com grãos maiores e transparentes, o açúcar cristal ainda mantêm alguns nutrientes, sendo levemente menos danoso que o refinado.

O açúcar orgânico, também de coloração escura, é mais saudável que o refinado por utilizar uma cana sem agrotóxicos e nenhum aditivo químico. Tanto o melado quanto o orgânico são menos saudáveis que o demerara e mascavo.

Efeitos colaterais e contraindicações
No caso de pessoas com diabetes, hipertensão ou problemas renais, crianças e mulheres grávidas, o seu uso deve ser orientado pelo médico ou nutricionista. Alguns estudos sugerem que a stevia crua poderia causar hipotensão ou interagir com os medicamentos para a diabetes.

O xilitol, o eritritol e a stévia, por exemplo, são as opções de adoçantes para diabéticos.

Stevia pode ser consumida à vontade? Não há dúvidas que a stevia, em comparação com outros adoçantes, é a opção mais natural e saudável. No entanto, como tudo na vida, deve ser usada com moderação.

O mel, melado de cana e outros açúcares como o açúcar de coco e demerara são opções mais naturais para quem prefere adoçar o café no dia. Uma xícara de café com uma colher de chá de mel ou melado de cana, transforma o café.

Como substituir o açúcar? Descubra agora alternativas saudáveis e saborosas

  • Mel. O mel é uma das alternativas para substituir o açúcar mais usado no Brasil. ...
  • Xilitol. ...
  • Purê de maçã ...
  • Estévia. ...
  • Açúcar mascavo e demerara. ...
  • Açúcar de coco. ...
  • Melado de cana.

Stevia, eritritol e xilitol são adoçantes low-carb
No caso da stevia, dizemos que ela é baixa em carboidratos por ser muito, muito doce — muito mais doce do que o açúcar. Então, nós usamos quantidades muito pequenas dela, que bastam para adoçar o suficiente.

Açúcares de baixo índice glicêmicos temos o açúcar de coco, xilitol, Sérvia e Eritritol.

Opções de café da manhã para diabéticos

  • Opção 1: - 200 ml iogurte desnatado; - 1 porção de fruta (como, por exemplo, 1/2 mamão papaia ou 1 banana prata ou 8 morangos); ...
  • Opção 2: - café ou mate caseiro (com adoçante natural, se necessário); ...
  • Opção 3: - limonada caseira (com adoçante natural, se necessário);

Não há proibição do consumo de bananas. O diabético deve seguir uma alimentação equilibrada e orientada por um nutricionista”, explica o especialista. No entanto, as frutas são alimentos ricos em açúcar e merecem atenção, já que podem alterar a taxa de glicemia no sangue.

Do ponto de vista nutricional, o açúcar mascavo é apontado como o mais saudável e natural. Mas, ainda assim, deve ser usado de maneira ponderada: a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o consumo de açúcar não deve ultrapassar 5% da dieta diária, o que representa 25 gramas por dia.

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Por essa razão, seu consumo deve ser feito de forma moderada por quem tem diabetes. O mascavo possui menos carboidratos do que o refinado, mas essa não é uma diferença tão significativa, o que faz com que o açúcar esteja longe de ser uma fonte preferencial de carboidratos.