O que é melhor sapata ou estaca?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Para as fundações da construção civil, o uso das sapatas tem como maior vantagem o baixo custo de produção. Além disso, também apresentam facilidade na execução, já que não necessitam de equipamentos especiais de escavação.

Para escolher o melhor tipo de fundação para sua obra, é essencial conhecer as caraterísticas do solo, dos elementos da fundação e saber quais serão os esforços sobre a edificação. O tamanho da construção, a presença de vizinhos, assim como os fatores econômicos, também devem ser levados em conta na hora da escolha.

As fundações superficiais, ou rasas, são tipos de fundação que não excedem os 3 metros de profundidade. Elas têm baixo custo de execução, pois consomem pouco material e demandam menos maquinário.

Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.

Exemplo: Se a parede tiver 4 metros de comprimento, o peso que a sapata vai aguentar será de 4 X 7.500 = 30.000 kilograma ou 30 toneladas.

Estacas são elementos esbeltos (onde o seu comprimento é muito superior a sua largura), que tem a função de transmitir as cargas da estrutura para o solo. São usadas quando se necessita atingir camadas resistentes mais profundas.

O arrasamento de estaca é o nível adotado para o corte da cabeça de estacas das fundações. Quando se crava uma estaca, ela fica acima da cota em que deve receber o bloco de coroamento. Então, é preciso cortá-la. Para que fique exatamente no nível previsto para receber o bloco.

é suporta um quilo por centímetros quadrados, seria um solo de média resistência. Então se esse solo suporta 1kg. e nós temos 1 sapata 60 por 60 que dá. 3.600cm² então.

Caixões. Essas são estruturas de forma prismática construídas com concreto e devidamente instaladas no interior do solo pelo processo de escavação. Esse é o tipo de fundação mais utilizado nas obras executadas no Brasil e pode ter o tamanho da base alargado conforme possível e necessário, considerando o porte da obra.

De acordo com a ABNT NBR 6122:2019 – Projeto e Execução de Fundações – uma fundação para ser considerada profunda deve ter a base ou ponta apoiada a uma profundidade superior a oito vezes sua menor dimensão em planta e no mínimo 3 metros de profundidade.

Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, a profundidade de apoio não pode ser inferior a 1,5 m. Em casos de obras cujas sapatas ou blocos tenham, em sua maioria, dimensões inferiores a 1,0 m, essa profundidade mínima pode ser reduzida.

Vai construir uma casa de até dois andares? A ferragem 5/16 é a mais usada. Tenha um bom profissional para a obra e fique tranquilo com a escolha!

R$ 480,00

Quanto custa a fundação de um prédio de 3 andares? O valor médio a ser investido na construção de uma fundação fica em torno de R$ 480,00 o m². Para escolher o tipo de fundação adequada à sua obra de acordo com o tipo de solo, é necessário fazer uma sondagem prévia do terreno.

Resumidamente, quanto mais “mole” e instável for o terreno, mais profunda deverá ser a estrutura de fundação da construção. Normalmente, para solos mais compactos, com camadas de pedra, indicam-se as fundações mais rasas. Solos arenosos já são mais permeáveis e podem se movimentar com mais facilidade.

Qual a profundidade de uma sapata para 2 andares?

Tipo de terrenoDimensõesProfundidade
Rochoso (muito firme)40 x 40 cm50 cm
Arenoso (compacto)40 x 40 cm60 cm
Úmido (de boa resistência)100 x 100 cm80 cm

60 a 80 cm

Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.