O que é melhor raspar ou depilar?

Perguntado por: lramos7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Entre as vantagens da cera está o fato de que o pelo, neste caso, é removido pela raiz, o que garante um resultado mais duradouro, em comparação à lâmina. Além disso, por esse mesmo motivo, o efeito fica bem mais bonito, já que a pele fica clara e com menos manchas.

O ideal é aparar os pelos quando eles estão muito grandes antes de raspá-los, sempre aplicar o gel de barbear e enxaguar a lâmina com frequência. O problema do barbear é que os pelos crescem em pouco tempo – o que faz com que o processo tenha de ser repetido, dependendo do caso, no mínimo duas vezes por semana.

Manter os pelos pode evitar exposição a fungos e bactérias
O que é esquecido muitas vezes é que os pelos têm função no corpo feminino. “Hoje nós sabemos que não tem nenhum problema de se retirar todos os pelos desde que se mantenha uma higiene íntima adequada”, afirma o ginecologista Domingos Mantelli.

Depilar com lâmina faz o pelo crescer mais espesso, rápido e escuro. A genética e os hormônios impactam a cor, a espessura e o crescimento do pelo, não a depilação. Uma lâmina corta os pelos na superfície da pele, que pode fazer com que o pelo cortado pareça mais espesso e escuro quando crescer.

É comum ouvir que raspar os pelos faz com que nasçam mais grossos, mas nada altera sua velocidade de crescimento ou espessura, exceto causas hormonais. Sabe aquela velha história de que se rasparmos os pelos do corpo eles nascerão mais grossos? É mito.

A depilação também contribuiu com a higiene pessoal, uma vez que o acúmulo de pelos pode aumentar a umidade local incentivando a proliferação de bactérias que, em alguma medida, acentuam odores causados pela transpiração. 3. A ausência de pelos também ajuda a destacar a definição muscular.

A depilação de virilha completa não prejudica a saúde e nem causa riscos à mulher. Portanto, é apenas uma questão de preferência estética. Não há nenhum tipo de relação da presença de pelos ou não na região íntima com a higiene pessoal.

Os pelos não nascem mais grossos quando são depilados com lâmina. “A sensação de maior espessura do fio se dá porque você corta ele ao meio, mas depois ele afina naturalmente, tendo o mesmo comprimento e espessura”, explica Dra.

Depilar no sentido do crescimento dos pêlos
A lâmina deve ser passada no sentido do crescimento dos pelos, de cima para baixo, para não provocar lesões na pele e diminuir o risco dos pêlos encravarem.

Use uma tesoura para cortar os pelos mais longos, de maneira que fiquem com menos de meio centímetro, tornando o processo de aparar mais simples. Pelos longos têm mais chance de entupir a lâmina do gilete. E não use um barbeador elétrico, pois a pele do saco pode ser pega — e isso é extremamente doloroso.

A virilha é a área onde as mulheres costumam sentir maior incômodo durante a depilação com cera. Isso acontece pois a pele nesta região é mais fina, portanto, ela sofrerá mais com o impacto do procedimento.

Mito. A retirada dos pelos por depilação não impede o seu crescimento. Isto só aconteceria se, durante a depilação, o bulbo piloso, que forma o pelo, fosse destruído.

A depilação definitiva é um método que atua sobre a raiz do pelo, eliminando-a e inibindo o seu crescimento. Existem 3 métodos de depilação definitiva: laser, luz pulsada intensa (IPL), depilação elétrica (eletrólise). Para cada um dos métodos é necessário ter vários cuidados, antes e após a realização do procedimento.

Seja por estética, conforto ou até para melhorar a performance, no caso dos atletas, depilar a barriga é uma prática comum entre o público feminino e masculino. É preciso, no entanto, utilizar procedimentos seguros e confiáveis para eliminar os pelos da região.

O açafrão em pó, conhecido como açafrão da terra ou cúrcuma, é bastante eficiente para a eliminação dos pelos e cuidados com a pele. Ele é um alimento termogênico, que consegue entrar na estrutura do pelo, fragilizando-o desde a raiz e, com o uso contínuo, leva a afinar e reduz a quantidade de pelos!

Mel e limão
Misture 1 colher de chá de suco de limão com 3 colheres de sopa de mel e aplique a solução na pele. Deixe agir por dez minutos e remova com uma toalhinha umedecida com água morna. Repita o procedimento de duas a três vezes por semana para diminuir o crescimento dos pelos na região.

Normalmente, uma lâmina dura de 5 a 10 raspagens. Além de serem ineficazes, lâminas velhas causam pelos encravados, vermelhidão e bactérias que podem virar uma infecção.