O que é melhor PVC ou poliestireno?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

O rodapé de PVC tem algumas semelhanças com o de poliestireno, entretanto, o último tem uma variedade enorme de altura, cor e detalhes. É bem funcional para quem procura um acabamento mais refinado. Porém, o PVC é extremamente resistente, tanto ao fogo quanto à água.

6- Resistente a água: como os rodapés são feitos de poliestireno reciclado, eles podem ser instalados em ambientes úmidos como cozinhas, banheiros, lavanderias e lavabos. Graças ao material de fabricação, o rodapé não empena e não apodrece ao ter contato com a água.

Pode combinar com vários ambientes; Sustentável: é produzido com materiais recicláveis, dessa forma, não agride o meio ambiente; Combate a umidade: esse tipo de rodapé é muito utilizado em locais úmidos, como o banheiro, pois, consegue resistir a umidade e não estraga fácil.

"Por ser um composto inerte, atóxico e sem prazo de validade, o poliestireno expandido tem durabilidade indeterminada", Ivam Michaltchuk. De acordo com Michaltchuk, a durabilidade não é influenciada pela etapa de produção.

O processo de produção de PVC também libera grande quantidade de poluição tóxica, inclusive dioxinas, que permanecem no ambiente, transpõem grandes distâncias, acumula-se na cadeia alimentar e causa câncer e danos nos sistemas imunológico e reprodutivo.

Cateteres e outros produtos flexíveis sem PVC usualmente são feitos de silicone. Outros materiais alternativos incluem o Acetato de Vinil Etileno (EVA - ethylene vinyl acetate), poliéster, vários elastômeros e certos poliuretanos.

Para o processo de produção, a indústria busca materiais mais resistentes a forças externas. Por isso, os polímeros policarbonato, ABS e PBT são os plásticos mais resistentes ao impacto. Logo, esses plásticos possuem alta demanda industrial.

CPVC

No entanto, quando uma aplicação requer a resistência química de um PVC ou CPVC, com condições exigentes de temperatura e pressão, o CPVC é a opção confiável.

O PS – poliestireno pode ser encontrado nas mais diversas indústrias e segmentos, sendo alguns deles: indústria de cosméticos, copos descartáveis, escovas de dentes, seringas, alguns brinquedos, revestimentos para portas de geladeiras e também é utilizado na proteção no transporte de eletrodomésticos.

A COLA PARA POLIESTIRENO REV-510 foi desenvolvida para a união de peças de poliestireno, proporcionando uma colagem límpida, resistente e uniforme.

Sim, é possível usar rodapé no banheiro ou lavabo, principalmente quando o ambiente conta com revestimentos diferenciados como papel de parede, cimento queimado, tijolinhos, entre outros. Nesses casos é interessante usar o rodapé de poliestireno, que é resistente à água.

O rodapé convencional é o tipo mais comum e mais utilizado dos tipos de rodapé, por ser de mais fácil instalação e apresentar menor custo. Nessa opção o rodapé é sobreposto à parede, ficando saliente em relação a ela.

Diferentemente de outros rodapés, como por exemplo os de madeira, os rodapés de poliestireno podem ser aplicados em ambientes com umidade, tais como lavanderias, cozinhas, espaços gourmet e banheiros, graças a sua resistência à água e umidade.

R$ 28,00

O preço médio para trocar rodapé de poliestireno é de R$ 28,00 por metro instalado.

Assim como os demais modelos de plástico, existem diferentes tipos de poliestireno. Separado em três categorias, a matéria-prima pode ser encontradas nas seguintes formas, sendo elas: poliestireno comum (cristal), poliestireno de alto impacto e isopor.

poliestireno expandido (EPS) – uma espuma semi-rígida conhecida como isopor; – poliestireno resistente ao calor – usado em eletrodomésticos; – poliestireno de alto impacto – usado em utensílios domésticos; – poliestireno cristal – comum em copos descartáveis.

Em primeiro lugar, o PS Poliestireno é um plástico que pode ser moldado a partir de altas temperaturas, semelhante ao vidro e ao acrílico em sua transparência, solidez e brilho. Assim, seu diferencial está na facilidade de processamento e o seu baixo custo.

A principal desvantagem do forro de PVC é a estética. A aparência plástica é visível e o acabamento não fica com um visual tão bonito e sofisticado como um teto de gesso ou laje. Além disso, não é possível fazer um projeto de iluminação tão interessante no cômodo com sancas ou rasgos de luz, por exemplo.

Continuar lendo O que é nylon PVC?