O que é melhor Prouni ou Sisu?

Perguntado por: opacheco5 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

Para participar do Sisu, o aluno deve apenas ter realizado o Enem no ano anterior ao processo em que aplicará e ter atingido a nota mínima na prova – 450 pontos – e não ter zerado na redação. Já o Prouni tem mais exigências para participar do processo, além do desempenho mínimo no Enem.

Sancionado em janeiro deste ano, o Programa Universidade para Todos (ProUni) converte impostos não pagos por instituições privadas de ensino superior em vagas para alunos de baixa renda. Antes mesmo do ProUni, 85% do sistema privado já tinha isenção total ou parcial de tributos.

A diferença é que o SiSU é o sistema usado para selecionar alunos para a rede pública de ensino superior, enquanto o Enem é o exame que os candidatos fazem para conseguir concorrer às vagas.

Desde a inscrição até o curso da graduação, os aprovados por essa seletiva não precisam pagar nada ao programa e nem à universidade ou instituto. O Sisu também possui sistema de cotas.

O que é o Sisu 2023? Algumas pessoas não sabem o que é o Sisu. É um programa totalmente gratuito, em que o estudante se inscreve, não paga nenhuma taxa de inscrição e também é isento de mensalidades, já que ingressará em instituições públicas de ensino.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

A nota mínima na redação do Enem segue sendo maior que zero, assim como a das objetivas, 450 pontos. A diferença é que a nota de corte nas faculdades que aceitam Prouni é muito mais elevada. A nota de corte máxima para o Prouni em Engenharia Civil, por exemplo, foi 736,80 no Enem 2019. Já no FIES, 733.

Participante 1: 30 acertos – 705 pontos. Participante 2: 30 acertos – 800 pontos. Participante 3: 30 acertos – 880 pontos.

Desvantagens do Prouni:
O candidato precisa comprovar baixa renda, ter tirado uma nota mínima no Enem e, ainda assim, a bolsa não está garantida, porque ele participará de um processo seletivo.

Para concorrer à bolsa de 100%, os candidatos ao Prouni precisam comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O candidato pode escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

A nota de corte do Sisu, para qualquer curso, dificilmente fica abaixo dos 450 pontos. Em geral, cursos mais concorridos, como Medicina, ultrapassam os 800 pontos. Já outros cursos menos procurados podem ficar acima dos 500 pontos.

Não existe uma definição capaz de atestar o vestibular como mais fácil que o Enem ou o contrário. O indicado é o estudante avaliar os aspectos de cada processo seletivo e optar pelo mais conveniente para atingir seus objetivos.

Com as inscrições abertas para o Sisu 2023 e as notas do Enem 2022 já disponíveis, muitos estudantes têm se perguntado "posso usar nota do Enem de anos anteriores no Sisu?". Para a infelicidade de quem não realizou a última edição do Enem, a inscrição no Sisu 2023 só pode ser feita com a nota do Enem 2022.

Caso o candidato não seja aprovado em uma instituição pública através do SiSU, ele poderá tentar o ProUni para uma instituição particular.

As inscrições para a primeira edição do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), vão até sexta-feira (24). Ao se inscrever, o candidato pode escolher até duas opções de curso.

É totalmente gratuito. O Sisu não cobra nenhuma taxa de inscrição.

Portanto, quem quiser participar dos dois programas em um mesmo ano, pode. Caso seja selecionado para os dois, terá de escolher apenas um: ser bolsista do ProUni ou estudante de universidade pública pelo Sisu. Mas quem já tem a bolsa pode tentar uma vaga na universidade pública? A resposta é sim!

O bolsista do ProUni pode se inscrever no SiSU. Porém, se aprovado e quiser se matricular, precisará escolher entre continuar com a bolsa do Prouni ou efetuar a matrícula na instituição pública para a qual for selecionado.

Caso consiga a tão sonhada vaga em uma instituição pública de ensino, o beneficiário do ProUni terá que abrir mão da bolsa ou de estudar na universidade gratuita. Por lei, nenhum estudante de universidade pública gratuita pode receber bolsa de estudos do Governo Federal em faculdade privada.