O que é melhor prednisona ou prednisolona?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Mas, alguns pacientes com disfunção hepática podem ter mais vantagens com a prednisolona, já que não requer biotransformação hepática. Porém, como os medicamentos não são bioequivalentes e intercambiáveis, é necessária a prescrição médica para a mudança.

Quanto maior for a dose da prednisona, maior será o seu efeito imunossupressor e anti-inflamatório. A dose diária de prednisona costuma variar entre 5 mg e 80 mg. A dose de 60 mg por dia costuma ser a mais utilizada quando se planeja ter uma ação imunossupressora.

Neste caso, os dois medicamentos possuem as mesmas características farmacológicas, porém a Prednisona está em sua forma inativa, já a Prednisolona está na forma ativa, ou seja, a ação exercida no organismo sempre será da Prednisolona.

PARA QUE SERVE Prednisona? O medicamento é indicado para o tratamento de doenças endócrinas, que afetam as glândulas, doenças osteomusculares, que afetam ossos e músculos.

O medicamento prednisolona tem ação anti-inflamatória e imunossupressora, sendo usado para o tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes, doenças endócrinas e em esquemas terapêuticos para o tratamento de determinadas neoplasias.

O medicamento começa a fazer efeito entre 3 a 4 horas após a ingestão do remédio. O quadro geral do paciente começa a melhorar após alguns dias de uso contínuo. O que acontece se tomar prednisona à noite? O uso do medicamento na parte da noite pode ocasionar insônia, por isso, deve ser evitado.

Predsim Comprimido 40mg, caixa com 4 comprimidos.

Usar prednisona com anti-inflamatórios não esteroides (como ácido acetilsalicílico) ou com álcool pode resultar em aumento da incidência ou gravidade da úlcera no estômago e duodeno.

Ambos os fármacos têm as mesmas indicações e posologias.
Mas, alguns pacientes com disfunção hepática podem ter mais vantagens com a prednisolona, já que não requer biotransformação hepática. Porém, como os medicamentos não são bioequivalentes e intercambiáveis, é necessária a prescrição médica para a mudança.

Isso significa que, para fazer efeito, ela precisa ser convertida em prednisolona pelas enzimas (11-?-HSD) do fígado. Até ser metabolizada pelo fígado, a prednisona é um composto biologicamente inativo. Já prednisolona tem ação um pouco mais rápida, exatamente porque não precisa dessa conversão.

A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing, detalhada no post anterior.

Como o pico de secreção do cortisol natural ocorre de manhã, a tomada da prednisona costuma ser indicada nesse período do dia. Essa prática aumenta a eficácia da droga e interfere menos com ciclo natural do cortisol. O medicamento deve ser tomado em dose única diária.

Predsim® é um medicamento à base de prednisolona com propriedades predominantes dos glicocorticoides (hormônios esteroides). Possui potente ação anti-inflamatória, antirreumática e antialérgica destinado ao tratamento de doenças que respondem aos corticosteroides.

Como a Prednisona age no corpo? Os corticoides tem ação anti-inflamatória e imunossupressora. A prednisona, agindo como o hormônio cortisol, impede a produção das substâncias inflamatórias e causa alterações no nosso sistema de defesa.

Os resultados convergiram para conclusão de que corticoides (prednisona 60 mg, dexametasona em doses acima de 10 mg ou betametasona 8 mg) são eficazes na redução de intensidade de sintomas comparados ao placebo.

Corticosteroides: Os corticosteroides são frequentemente prescritos para aliviar a inflamação associada à sinusite. Eles podem ser administrados como um spray nasal ou como um comprimido. Os corticosteroides mais comuns incluem fluticasona, mometasona e prednisona.