O que é melhor Pentium ou Celeron?

Perguntado por: rpeixoto2 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

O processador Pentium Dual Core tem um desempenho mais veloz que o Intel Celeron porque ele é formado por dois núcleos que funcionam ao mesmo tempo, pra funções diferentes.

O Celeron é melhor que o Pentium IV, já que é ainda um processador atual e com muito melhor arquitetura.

O grande problema da fama dos chips Celeron é que eles equipam máquinas mais básicas, para usos extremamente simples, porém muitas vezes o usuário pesquisa desktops e notebooks apenas pelo preço, sem levar em consideração a capacidade do processador que equipa a máquina.

Lista com os melhores Processadores de 2023

  • AMD. Ryzen 5 5600G.
  • AMD. Ryzen 7 5800X.
  • Intel. CORE I7-10700K.
  • Intel. CORE I5-10400F.
  • Intel. CORE I9-10900K.

Pentium é uma linha de processadores da Intel que remonta aos anos 1990. No entanto, das linhas multicore – Core 2 Duo, Core 2 Quad e os Core i3 e Core i5 atuais – acabou sendo reposicionada como uma família de produtos de entrada. Atualmente, existem processadores Pentium para desktops e para notebooks.

Basicamente o Pentium Dual Core era uma versão de entrada do Core 2 Duo. Ele possuía um clock menor, menos fsb, menos cache e era designado para o que o Pentium G é: baixo custo e desempenho médio. A diferença é que o i3 possui uma arquitetura mais avançada.

Celeron é a marca usada pela Intel em diferentes microprocessadores x86 de baixo custo. A família Celeron complementa a linha de baixa performance da Intel. Introduzido em 1998, o primeiro Celeron era baseado no Pentium II, porém sem Cache L2.

Atualmente, a empresa divide seus produtos em sete linhas principais: Atom, Celeron, Pentium, Intel Core i3, Intel Core i5, Intel Core i7 e Intel Core i7 Extreme. A maioria dessas séries conta com chips especiais para notebooks e desktops.

Como você pode ver, o Core2Duo tem todas as características para ser o melhor processador. Veja que a frequência dele é muito superior aos demais CPUs, sem contar a memória cache L2 (que chega a ser 12 vezes maior do que a do Celeron).

Ao contrário do Pentium II, Pentium III, e os vários Celerons o Pentium 4 "Willamette" foi lançado em Novembro de 2000 com uma CPU totalmente redesenhada desde o Pentium Pro de 1995 e funcionando a 1.4 e 1.5 GHz.

O Intel Celeron G5925, por sua vez, é um modelo muito mais recente, lançado em 2020. Faz parte da 10ª geração de processadores Intel. Dos quatro que vamos falar nesta lista, ele é o com melhor custo-benefício e melhor performance.

Os processadores da linha Celeron foram criados para uso cotidiano, especialmente em máquinas que são utilizadas para rodar aplicativos mais simples, como programas de escritório ou o navegador para acesso à internet.

Desempenho da CPU em games
As CPUs da Intel geralmente oferecem melhor desempenho e valor aos gamers do que os processadores da AMD. Ao calcular IA complexa em um game, você precisa de mais instruções por clock (IPC) e mais velocidade de clock de thread único, áreas em que a Intel se destaca.

Como escolher o processador ideal? Veja dicas antes de comprar

  1. Saiba o tipo de uso desejado.
  2. Fique de olho no hardware que você tem.
  3. Avalie a TDP.
  4. Gráficos integrados.
  5. Considere a relação entre núcleos e velocidade.
  6. Quanto mais recente, melhor.
  7. Suporte a overclock.

Quanto mais alto o número, mais poderoso é o processador de notebook. Para a maioria dos usuários, uma CPU de 32 ou 64 bits é suficiente. Outra especificação importante na hora de escolher o processador para notebook é a velocidade do clock, medida pelo número de pulsos por segundo que a CPU executa.

Nos três gráficos, o Intel Core i9-13900KS ocupa a primeira posição. Se olharmos para os resultados gerais, o SKU topo de linha Raptor Lake é seguido por sua versão base (i9-13900K), com o Core i7-13700K, Ryzen 9 7950X e i5-13600K fechando o quinteto de processadores mais rápidos nesses testes.