O que é melhor para perder peso exercícios ou dieta?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Dieta ou exercício: o que emagrece mais? De acordo com a nutricionista Dayse Paravidino, nesse quesito, a dieta é mais vantajosa. Isso porque o que promove a perda de peso é o chamado déficit calórico. Ou seja, gastar mais calorias do que consumir em um dia.

Corrida. Seja na rua ou na esteira, a corrida é uma das melhores atividades físicas para queimar calorias. Na prática, é possível relaxar a mente e aproveitar a natureza (caso seja feita na rua).

Ou seja, não, não dá para emagrecer só com exercícios, embora eles sejam parte fundamental do processo de emagrecimento por aumentarem o gasto calórico.

As dietas low carb, isto é, aquelas caracterizadas pela ingestão reduzida de carboidratos, são conhecidas por prometerem o emagrecimento rápido, e uma das mais populares da vez é a dieta cetogênica ser uma opção de melhor dieta para 2022.

O tempo para começar a sentir os efeitos dos exercícios físicos de forma mais consistente é de, no mínimo, 12 semanas, segundo um estudo coordenado por Robinson Ramírez-Vélez, professor de Exercício, Ciência do Esporte e Nutrição na Universidade Pública de Navarra (UPNA).

Um dos principais motivos de não conseguir emagrecer é não se exercitar regularmente e isto ocorre porque ao não praticar exercícios o metabolismo fica mais lento, o gasto de energia pelo corpo diminui, dificultando a queima de calorias e a perda de peso.

No entanto, existem algumas dúvidas acerca de quanto tempo de exercício por dia para emagrecer. A orientação da OMS é de que adultos realizem pelo menos 150 minutos de exercício físico por semana, o que dá cerca de 20 minutos por dia, todos os dias.

A recomendação para redução de peso são de 0,5kg a 1kg por semana, desta forma poupamos a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso.

Os exercícios aeróbicos, como caminhada rápida e corrida, aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias enquanto que os exercícios de resistência como a musculação, favorecem a hipertrofia muscular, que é o aumento do tamanho do músculo, o que aumenta a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o ...

Sem o equilíbrio, indicadores como colesterol, pressão arterial, glicemia e triglicérides tendem a não ficar adequados e aumentam os riscos de doenças crônicas.

Além de causar sobrecarga nas articulações e grupos musculares, o overtraining também pode desencadear insônia, perda de apetite, estresse e até mesmo depressão”, comenta.

Corrida (900 calorias)
Um dos melhores auxiliares no processo de emagrecimento, correr é ideal para quem quer perder peso com saúde. O esporte aumenta o metabolismo e auxilia na queima de calorias mais eficientemente – fazendo com que o organismo siga acelerado após o exercício.

Receitas saudáveis para o café da manhã

  1. Crepioca com queijo e tomate. Ingredientes: ...
  2. Overnight oat de cacau e banana. Ingredientes: ...
  3. Mingau de aveia. Ingredientes: ...
  4. Panqueca de banana com aveia. Ingredientes: ...
  5. Iogurte com frutas. Ingredientes: ...
  6. Biscoito caseiro integral. Ingredientes: ...
  7. Vitamina de iogurte e frutas. ...
  8. Pão low carb.

De forma geral, o exercício aeróbico a curto prazo é tido como o mais eficaz para a perda de peso, pois pelo mesmo período de tempo tem maior gasto calórico. Contudo, o exercício resistido (musculação), a médio e longo prazo, aumenta a taxa metabólica basal por conta do aumento e preservação da massa magra.

Chá de Gengibre

Qual é o chá que emagrece 1 kg por dia? Chá de Gengibre – O chá de gengibre é outro chá que emagrece e também ajuda a diminuir o apetite. Ele é rico em gengibreol, que aumenta a saciedade e ajuda a impedir a absorção de gordura.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Jejum intermitente realmente tem efeito na perda de peso? A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).