O que é melhor para inchaço compressa quente ou fria?

Perguntado por: vaguiar9 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Compressa quente
Ao invés de contrair os vasos, ela dilata, aumentando o fluxo sanguíneo. “Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”.

  • O gelo tem indicação para lesões mais agudas, quando acabamos de nos machucar. ...
  • O calor já tem sua indicação para dores crônicas (antigas). ...
  • Se for usar bolsa térmica para aplicação do gelo ou calor recomenda-se envolver a bolsa com um pano molhado/umedecido com água, para proteger a pele.

Compressa Fria. As compressas frias são úteis para tratar lesões agudas, como entorses de tornozelo e joelho, e inchaços. Elas ajudam a reduzir a inflamação e a dor, além de prevenir o inchaço. A compressa fria abaixa o metabolismo e reduz a circulação do local.

A crioterapia, que é o uso do gelo no tratamento terapêutico, geralmente é feito com o uso da bolsa de gelo de 20 a 25 minutos e sempre lembrando de proteger a região abaixo para evitar alguma queimadura.

Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.

Segundo ele, acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções devem ser tratados com gelo. “Além disso, a temperatura fria contrai e diminui o fluxo de fluidos”, explica o ortopedista. O gelo também age como analgésico, por isso é bastante utilizado em esportes de impacto.

“A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

Cerca de 5 minutos após a administração já pode-se notar os efeitos.

O que é melhor para circulação: água quente ou fria? A água fria tem ação analgésica e antiinflamatória, ou seja, reduz a vermelhidão e as dores do inchaço. A água quente, por sua vez, ajuda na circulação do sangue e na dilatação dos vasos sanguíneos.

"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.

A técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.

Não deve fazer a compressa antes de dormir, pois pode adormecer com o gelo – a queimadura é grave.

O gelo pode agravar espasmos musculares e pontos de gatilho, frequentemente presentes em dores nas costas (lombalgia e cervicalgia). Essas dores, causadas por contrações e tensões, são facilmente confundidas com inflamação.

Armazenar água quente em um recipiente e água fria em outro; Colocar os pés na água quente por cerca de 3 a 5 minutos, no máximo; Após isso, deve-se mergulhar os pés no recipiente com água fria por 1 ou 2 minutos, no máximo.

O gelo é um anti-inflamatório, mas existem outras duas funções importantes do gelo para o alívio de dores: o relaxamento muscular e a analgesia. Ao resfriar o local, a sensibilidade dos nervos é reduzida e o cérebro entende que houve diminuição das dores – e relaxa o músculo.

A compressa quente é ideal para distensões musculares e dores crônicas, porque a alta temperatura estimula a dilatação dos vasos sanguíneos. Isso gera aumento no fluxo sanguíneo das áreas doloridas, o que acelera o processo de cicatrização.

Já a compressa quente é ideal para situações infecciosas, como aquelas em que há formação de pus (furúnculo, terçol, etc.), e para amenizar edemas e hematomas que se formaram após um trauma não tratado em 48 horas.

Quando o nosso corpo é agredido, não só por queimaduras mas por outros tipos de agressões (corte, picada, pancada, etc.) o processo inflamatório começa com a dilatação dos pequenos vasos sanguíneos (capilares) no local machucado, aumento de permeabilidade desses vasos e a migração de leucócitos (células do sistema ...