O que é melhor para hipertrofia carga ou repetição?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Para quem quer ganhar massa muscular, o recomendado é treinos com mais carga e menos repetições. Durante os movimentos, quanto mais força mais volume é gerado – mas lembre-se de encontrar a carga certa através de testes leves e rápidos para evitar lesões durante o treino.

HIIT

O HIIT — ou treinamento intervalado de alta intensidade — é uma das melhores maneiras de ganhar músculos rápido e atingir a hipertrofia. Cada treino dura apenas 45 minutos e deve ser praticado apenas duas vezes na semana. No entanto, ele é superintenso, pois exige que o máximo de esforço dos músculos.

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

Então, recapitulando, você consegue sim gerar hipertrofia com cargas menores e até mesmo sem carga, porém, para obter os maiores ganhos de hipertrofia, cargas acima de 65% de 1RM são mais adequadas.

Se você quer alcançar a hipertrofia muscular, precisa se dedicar aos seus treinos de musculação, se exercitando 2 a 6 vezes na semana. Caso você treine menos do que isso, as adaptações voltam à estaca zero. Portanto, se você mantiver uma regularidade para se exercitar, mais rápido verá os resultados.

Séries de alta repetição geram mais fadiga e atrasam a recuperação. Para quem deseja ganhar massa muscular, a principal razão pela qual não devemos treinar com séries de mais de 20 repetições é que elas produzem mais fadiga e, portanto, prolongam o tempo de recuperação — tanto entre as séries quanto entre as sessões.

Especificamente para crescer músculos, foque em fazer de 6 a 12 repetições.

E os resultados foram muito interessantes: um treino típico de força gera sim maiores ganhos de força que um típico de hipertrofia, porém, os dois produzem as mesmas respostas na hipertrofia. É isso mesmo. Quando o assunto foi ganho de massa muscular, os dois treinamentos tiveram o mesmo resultado.

Treino de Hipertrofia: 6 dicas para iniciantes

  1. Treine o mesmo grupo muscular mais de uma vez na semana. ...
  2. Não deixe de fazer a dieta. ...
  3. Se atente na qualidade do seu sono. ...
  4. Inicialmente foque nos grupos grandes. ...
  5. Não deixe de realizar o período de adaptação. ...
  6. Receba orientações do educador físico.

Só indica que não precisamos sentir dor muscular para hipertrofiar, podendo começar 'leve', evitando tanto dano e dor, para nas próximas semanas treinar com altos graus de esforço e fadiga que maximizarão a hipertrofia muscular no médio e longo prazo.”

Treinar usando um número de repetições entre 6 a 12, já vai garantir volume de treino suficiente para gerar tensão mecânica e estresse metabólico. Uma combinação destes dois mecanismos é imprescindível para estimular a hipertrofia muscular.

Estudos apontam que malhar de manhã é melhor para hipertrofia.

O número de séries também é alto e variam de 4 a 10 séries para exercícios específicos, e para músculos auxiliares 1 a 3 séries. Já num treino de hipertrofia, há uma quantidade considerável de exercícios de isolamento.

Segundo as diretrizes do MED. SCI. SPORTS EXERC. O número ideal de repetições deve ser de 8 a 12 repetições máximas para “crescer”.