O que é melhor para gases funcho ou erva doce?

Perguntado por: vramos6 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Esses dois ingredientes atuam de forma sinérgica, e também podem ajudar a diminuir a sensação de dor causada quando há um excesso de gases. O funcho muitas vezes é confundido com a erva doce, que também possui propriedades digestivas, mas o primeiro é mais específico para tratamento de gases e distensão.

LUFTAL é indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

O tratamento para os gases é feito principalmente mudando hábitos alimentares, consumindo maior quantidade de fibras e menos alimentos que fermentam no intestino, além de chás que trazem alívio para o desconforto de forma mais rápida. Também é possível eliminar o excesso de gases com medicamentos e orientação médica.

Os remédios antirrefluxo são mais uma opção de medicamento para estômago ruim, que vão te ajudar a aliviar esse, que é um sintoma recorrente da má digestão. As principais opções que você encontra aqui incluem: Dexilant, Bromoprida e Motilium.

Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

O funcho é utilizado na medicina popular no tratamento caseiro de problemas digestivos, estimulante das funções digestivas, para eliminar gases, combater cólicas e estimular a lactação. O funcho é uma planta medicinal e alimentícia conhecida desde a antiguidade.

A erva-doce (Pimpinella anisum), conhecida também como anis-verde, anis ou pimpinela-branca, é uma planta medicinal popularmente consumida como chá depois das refeições, para melhorar a digestão, possuindo também propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

“Outro efeito positivo da erva-doce é a redução de gases intestinais. Isso acontece graças ao anetol, uma substância que ajuda na digestão”, conta a nutricionista. Aliás, o sabor e o cheiro característicos dessa erva vêm justamente do anetol.

Chá de erva-doce e funcho

  • Adicione a erva-doce à xícara de água fervente e deixe descansar por dez minutos.
  • Beba várias vezes ao dia, sem adição de açúcar, para obter mais eficácia como remédio para gases.

A dosagem recomendada define que o remédio seja ingerido até 3 vezes por dia. Vale mencionar que a dosagem máxima não pode exceder 500 mg. Simeticona em cápsulas 125mg: A simeticona em cápsulas é indicada apenas para adultos. A dose é de 1 cápsula de 6 em 6 horas, sendo a dosagem máxima diária de 4 cápsulas de 125mg.

Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados). Alimentos ricos em fibra não solúvel, como sementes, farelo de trigo e alguns vegetais.

Alguns chás, como o chá de camomila ou o chá de hortelã-pimenta, podem ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como dor abdominal, cólica ou excesso de gases, por exemplo, pois possuem substâncias com propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas e calmantes do trato gastrointestinal.

Se flatulências com odor forte ocorrerem com frequência, isso pode indicar intolerância à lactose ou ao glúten. Outro fator que pode aumentar o mau cheiro dos gases é o desequilíbrio da flora intestinal. O consumo de probióticos pode ajudar a controlar as bactérias prejudiciais, combatendo o problema.