O que é melhor para fritar azeite ou manteiga?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

“Considerando o ponto de fumaça e os benefícios que o azeite apresenta com relação à manteiga, ele é a melhor opção para fritar os alimentos, dentro dessa margem de temperatura citada”, diz.

Além de ser saudável, por ser rico em vitaminas e gorduras boas, o azeite é saboroso. Quando o utilizamos na fritura, damos sabor ao alimento e ainda o impermeabilizamos para a absorção de gorduras em excesso, deixando espaço para que absorvam vitaminas K, E, A e ômega 6 e 9 e, em menores quantidades, o ômega 3.

Para refogar alimentos, sim. Para saladas, não é o mais indicado. Nas receitas de bolo e outras massas, é melhor procurar por uma que use manteiga em vez de azeite para que você saiba a quantidade certa do ingrediente.

Azeite Virgem
A acidez – variando de 0,8% a 1,5%, o torna ideal para tempero de pratos quentes e refogar alguns alimentos, pois também não tem alteração considerativa a altas temperaturas. Esse é um dos melhores tipos de azeite para cozinhar.

A concentração de gordura saturada na manteiga pode chegar a mais de 70% do total, contra 15% no azeite de oliva.

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

A margarina é indicada somente para refogar alimentos, pois ela apresenta um dos pontos de ebulição mais baixos de todas as gorduras citadas: de 120ºC a 150ºC. Além disso, ela deve ser utilizada no eventualmente, uma vez que é um alimento processado.

5 opções para substituir o óleo de cozinha

  • Óleo de coco. O óleo de coco é considerado uma dos melhores óleos. ...
  • Manteiga ghee. Utilizar manteiga ghee, também conhecida como clarificada, para cozinhar é uma decisão positiva e saudável. ...
  • Azeite de oliva. ...
  • Óleo de abacate. ...
  • Óleo de amendoim.

Não usar azeite para frituras
O motivo seria que as moléculas de gordura do azeite queimam a uma temperatura inferior ao dos demais óleos, produzindo aldeídos e compostos químicos que interferem no sabor e qualidade dos alimentos.

Além do clássico óleo vegetal, há a possibilidade de utilizar alternativas mais saudáveis, como azeite de oliva, óleo de coco ou, até mesmo, uma panela com ação antiaderente — eliminando, assim, a necessidade de acrescentar gordura durante o preparo.

Ovo frito feito com azeite é a melhor opção!
É claro que existem diversas formas de preparar esse alimento, no entanto, alguns itens usados para evitar que o ovo grude na frigideira, como os óleos e a manteiga, podem acabar fazendo com que esse item não seja mais tão saudável.

Portanto, a recomendação é que o azeite seja utilizado em alimentos após o preparo, como em saladas, molhos e em finalizações. Em altas temperaturas, como para frituras, o óleo é mais resistente, mas, se requentado, também perde nutrientes.

Para a grande maioria das nutricionistas a resposta é simples: manteiga. Por ser produzida direto de um alimento e por ser digerida de uma forma mais fácil pelo corpo, ela é a opção mais saudável.

Sabia que o Azeite Extra Virgem é o melhor óleo para fritar que um óleo de sementes de girassol? O que ocorre é que os óleos de sementes como girassol, canola, milho, soja contém gorduras poliinsaturadas, as quais se degradam mais facilmente, produzindo compostos de oxidação que não são nada bons para a nossa saúde.

O azeite só perde suas propriedades antioxidantes se você aquecê-lo por longos períodos e em temperaturas superiores a 180ºC. Esquentá-lo em baixas temperaturas não traz qualquer prejuízo à saúde, não forma substâncias tóxicas, nem gordura saturada e, muito menos, gordura trans.

Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano."

O azeite extravirgem ajuda na elevação do colesterol bom (HDL) e redução do colesterol ruim (LDL), já que o alimento possui gordura monoinsaturada, que é extremamente benéfica para o coração e tem ação antiinflamatória. No entanto, não se pode exagerar no consumo.

manteiga ghee

Alternativa saudável: manteiga ghee
Versão mais saudável da manteiga tradicional, a manteiga ghee tem origem indiana e nada mais é que o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são removidos.

O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer. Em caso de frituras repetidas, cuidados especiais devem ser tomados para reduzir a produção de acroleína.

Quando uma receita diz para fritar um ingrediente, ele deverá ser totalmente imerso em óleo quente. E frigir significa usar pouca quantidade de óleo numa temperatura menor. Isso quer dizer que falar “ovos fritos” está errado, os ovos são sempre frigidos. Nordelia Pires e outras 702 pessoas curtiram isso.