O que é melhor para estudar caderno ou fichário?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Se você precisa de um lugar para anotar tarefas, fazer rascunhos ou esboçar ideias, um caderno pode ser a opção mais adequada. Já se você precisa organizar documentos ou anotações mais detalhadas, um fichário pode ser mais prático.

Em um fichário não é possível trocar a capa ou contracapa. Outro diferencial são as folhas. Enquanto o caderno inteligente carrega folhas de encaixe que podem ser – literalmente – arrancadas e recolocadas, as folhas do fichário são mais frágeis e podem se soltar com facilidade da estrutura.

A melhor coisa deles é que, mesmo os grandes, com até doze matérias, são bem compactos e cabem em qualquer bolsa ou mochila.

Valor acessível – Um caderno de 20 matérias é mais barato que um fichário, além de ser fácil de encontrar. Ele também não precisa de reposição, assim, a longo prazo também é econômico.

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem usar cadernos e não fichários.

Nelas você pode escrever o assunto pra facilitar na hora de abrir sem ter que procurar. Muito bom! Agora, no final do fichário, pode deixar um bloco com folhas em branco. Assim, quando acabarem as das matérias é só ir lá atrás e pegar!

Caderno Argolado – Argolas móveis e abrem uma a uma! Fichário Argolado – Argolas fixas no trilho e abrem todas juntas!

Os Cadernos de Capa Dura são notoriamente mais resistentes e costumam ser os que têm mais matérias e folhas. Esses cadernos são mais usados para estudantes avançados, como os de ensino médio.

Principais vantagens do Caderno Inteligente
Você pode adicionar folhas nas matérias que mais ocupa e remover das que menos utiliza, por exemplo. Outra vantagem é poder transportar um número menor de folhas ou carregar apenas as anotações e matérias que precisa para o dia, dessa forma, você carrega menos peso na bolsa.

Fichário ou caderno: veja as principais diferenças
Uma das principais diferenças entre os dois é o formato. Os fichários são como pastas que possuem diversas folhas de papel soltas ou em divisórias próprias, enquanto os cadernos são conjuntos de folhas de papel encadernadas.

Ter apenas um fichário para todas as aulas é ótimo para a organização, já que você não terá que manusear dois fichários o tempo todo. Caso você tenha muitos papéis, separe-os em dois fichários usando um desses sistemas: Tente usar um fichário para as aulas de antes do intervalo e outro para as aulas após o intervalo.

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem usar cadernos e não fichários. 4. A quantidade de folhas solicitadas por caderno deve ser respeitada, bem como a separação por matérias, tanto para evitar peso desnecessário nas mochilas como para que os professores possam recolher os cadernos para avaliações.

Se optar por um caderno, a quantidade de folhas que ele terá (cadernos de 10 matérias têm 200 folhas e os de 20 têm 400 folhas) vai depender do quão teórico é o seu curso ou a sua faculdade. Pessoalmente, acredito que um caderno de 200 folhas seja suficiente para um ano inteiro.

A escolha fica a critério da família. Os alunos do 6º ano têm no total 11 disciplinas, incluindo Educação Física, Arte, Redação, Português Matemática, Ensino Religioso e Inglês (materiais já listados acima). Pedimos que NÃO sejam utilizados fichários.

Os fichários são bastante comuns durante o ensino fundamental e médio, mas na faculdade perdem um pouco essa popularidade.