O que é melhor para dor dipirona ou ibuprofeno?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

Ambos dipirona e ibuprofeno são medicamentos muito eficientes contra as dores de cabeça leves e moderadas, além de combaterem inflamações e febre. A única diferença entre esses dois remédios é a rapidez do efeito que gera o alívio desejado, sendo que o ibuprofeno é mais ágil.

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal (não derivado de hormônios) que inibe a produção de prostaglandinas (substâncias que estimulam a inflamação), o que gera atividade anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (redução, até supressão, da dor) e antipirética (redução, até supressão, da ...

Os profissionais de saúde frequentemente recomendam combinar paracetamol mais ibuprofeno ou então alternar esses dois medicamentos para o tratamento de crianças com febre. No entanto, há incertezas se esses regimes são melhores do que o uso dos agentes isolados e sobre os eventos adversos dos regimes combinados.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

Tratamento da dor e inflamação

  1. Terapia quente.
  2. Terapia fria.
  3. Estímulo elétrico.
  4. Tração.
  5. Massagem.
  6. Acupuntura.

A dipirona serve para diminuir a febre e todos os tipos de dor, já que atua inibindo a prostaglandina e, assim, diminuindo a sensibilidade das terminações nervosas³.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias. No entanto, tem menos efeitos colaterais, como problemas estomacais.

Uma pesquisa, ainda inconclusiva, propõe que o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios devem ser evitados no caso de dor ou febre.

Pode ser que seu organismo não esteja mais respondendo ao tratamento ou que o lote do medicamento que você está usando tenha algum problema de qualidade. Em qualquer um dos casos, procure o médico e faça um relato para a Anvisa sobre seu problema.

Sugiro aguardar no mínimo 2 a 3 horas. Depois disso, se a febre não cedeu, ou caso retorne antes de 6h, pode-se administrar um outro antitérmico! No caso de dor, também é possível intercalar essas medicações.

E, geral, o ibuprofeno demora de 15 a 30 minutos para agir e seu efeito tem de quatro e seis horas de duração, a depender da causa e da intensidade. O ibuprofeno faz parte dos medicamentos isentos de prescrição, os MIPs.

Como resultado, em humanos, o ibuprofeno reduz a dor inflamatória e a febre. A sua ação se inicia em cerca de 30 minutos após a administração e o tempo de duração da ação analgésica é de 4 a 6 horas e de sua ação antitérmica, de 6 a 8 horas.