O que é melhor para dor de garganta nimesulida ou ibuprofeno?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Qual é a diferença entre analgésico e anti-inflamatório? A forma mais simples de explicar a diferença entre um remédio analgésico e um anti-inflamatório é que o primeiro atua diretamente no combate à dor. Já o segundo serve para eliminar uma inflamação e, consequentemente, a dor causada por ela.

Dor de garganta
O ibuprofeno pode ser usado para aliviar a dor de garganta, chamada amigdalite ou faringite, que geralmente ocorre devido a infecção viral provocada pelo resfriado comum.

Ambos são antiinflamatórios, mas com ações distintas, pode ser que não obtenha a mesma resposta. Seria mais prudente conversar com seu médico.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Febre e dores leves a moderadas, associadas a gripes e resfriados comuns, dor de garganta, cefaleia, dor de dente, dorsalgia, dismenorreias e mialgias.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

A dose recomendada é de 600mg 3 ou 4 vezes ao dia. A posologia de Ibuprofeno deve ser adequada a cada caso clínico, e pode ser diminuída ou aumentada a partir da dose inicial sugerida, dependendo da gravidade dos sintomas, seja no início da terapia ou de acordo com a resposta obtida.

Nimesulida para dor de garganta
A dose preconizada é de 50 a 100 mg, duas vezes por dia por 3 a 5 dias. Nos casos de faringite viral ou alérgica, os anti-inflamatórios servem apenas como sintomáticos.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Tanto a nimesulida quanto o ibuprofeno tem ação antiinflamatoria. Portanto não deve misturar os dois.

Quando receito o anti-inflamatório Ibuprofeno aos meus pacientes com dor de garganta, indico um período de três a cinco dias. Se depois de três dias, o paciente não sentir melhora da dor de garganta, é aconselhável voltar ao Otorrinolaringologista.

Ele precisa de 15 a 30 minutos para agir. O alívio dos sintomas dura entre quatro e seis horas, a depender da causa e da intensidade.

Quando a dor de garganta é preocupante? Se a sua dor de garganta durar mais de 7 dias, sem se curar espontaneamente, busque atendimento médico. Não tratá-la pode levar a complicações, como o já citado câncer de garganta. Estando continuamente expostos aos ambientes, sempre haverá riscos de adquirir uma dor de garganta.

Os principais antibióticos que podem ser recomendados para o tratamento da garganta inflamada são:

  1. Amoxicilina. A amoxicilina é um antibiótico geralmente indicado para tratar infecções que são causadas pela bactéria Streptococcus A., como a faringite e a amigdalite. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Eritromicina. ...
  4. Clindamicina. ...
  5. Cefalexina.

O ibuprofeno é um agente anti-inflamatório não esteroidal (não derivado de hormônios) que inibe a produção de prostaglandinas (substâncias que estimulam a inflamação), o que gera atividade anti-inflamatória (reduz a inflamação), analgésica (redução, até supressão, da dor) e antipirética (redução, até supressão, da ...

A nimesulida não deve ser usada por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham úlcera no estômago, hemorragia ou sangramento no trato gastrointestinal, problemas de coagulação sanguínea, insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave, ou por pessoas que têm asma, ...

Para saber se o seu caso é infecção ou inflamação na garganta, é preciso ficar atento aos sinais.
...
É comum que no processo inflamatório o paciente apresente os seguintes sintomas:

  1. Calor (aquecimento).
  2. Rubor ou hiperemia (vermelhidão).
  3. Edema (inchaço).
  4. Hiperestesia (dor ao toque).
  5. Perda de função.