O que é melhor para assadura talco ou pomada?

Perguntado por: ejordao . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Para evitar assaduras, muita gente usa pomadas ou talco antes de colocar a fralda limpa. No caso das pomadas, prefira as livres de petrolatos (vaselina). Já o talco pode ser perigoso, pois se entrar em contato com as vias respiratórias do bebê, pode causar problemas mais graves.

O uso dos lenços umedecidos para evitar assaduras deve ser evitado, e eles só devem ser utilizados em situações especiais como, por exemplo, fora de casa, em momentos de passeio. Já utilizar talco é totalmente desaconselhável em qualquer situação.

O ideal é usar o talco na higiene do bebê. Por isso, é utilizado após a troca de fraldas ou depois do banho do bebê. Quando aplicado, a pomada contra assaduras se torna dispensável. Isso porque o talco prevenirá o aparecimento de problemas por controlar a umidade.

A dermatologista Ana Elisa lembra ainda que talcos não devem ser utilizados. Eles têm partículas muito pequenas, que podem ser aspiradas pelo bebê, desencadeando doenças pulmonares. Além disso, o amido é indicado para assaduras e não candidíase na região da fralda, que precisa de tratamento médico.

Apesar do cheirinho gostoso, os médicos não recomendam que se use talco em bebês, porque, por ser formado por partículas minúsculas, ele pode facilmente ser inalado e aspirado pela criança, ficando preso nas vias respiratórias e nos pulmões e provocando dificuldades para respirar.

Amido de milho (ou maisena) faz bem para assaduras? A resposta é sim!

Amido de milho contra assadura e brotoeja.
O amido de milho presente no amido de milho ajuda no incômodo da brotoeja, assim como o talco, mas dependendo da localização da lesão, como por exemplo no pescoço, não se deve fazer a aplicação, pois podem ser inalados pela criança, afirma a especialista.

2 – Óleo de coco para hidratar e ao invés de encher de pomada; 3 – Lavar sempre com água morna e sabão, assim evita o atrito do algodão na assadura e a causar mais irritação; 4 – Um combo indicado por pediatra: caso haja assadura com ferida, cada troca uma pomada diferente. Cansicorte + Oxiderme tratamento + Bepantol.

As pomadas Dermodex e Hipoglós são referência no tratamento e na prevenção das assaduras.

Para tratar assaduras, a dica da apresentadora Bela Gil – famosa por ter um estilo de vida mais saudável – é óleo de gergelim. Rico em vitamina E, ele limpa, hidrata, protege e repara a pele dos bebês como nenhuma pomada vendida nas farmácias é capaz de fazer.

O talco é extraído da terra e é encontrado em camadas próximas às do amianto, que é um material conhecido por causar câncer. Uma investigação de 2018 da agência de notícias Reuters afirmou que a J&J sabia há décadas que o amianto estava presente em seus produtos de talco.

A Lara Gabriela Cerqueira, especialista da Jolivi Natural Health, respondeu ao infovital que a melhor indicação para a higienização de bebês deve ser o algodão molhado. “Para higienização segura do bebê, o ideal é usar apenas água e algodão molhado (com troca de fralda no tempo adequado).

O que fazer para tratar a assadura do bebê
Aplicar uma pomada para assadura como Bepantol ou Hipoglós, sempre que se trocar a fralda, pois essas pomadas ajudam a pele a cicatrizar, ajudando a tratar a assadura.

Se a pele parece particularmente irritada, colocar 10 minutos de molho em água pura,temperatura ambiente e sem sabão pode ajudar. Seque naturalmente e aplique uma camada espessa de creme na fralda.

O Polvilho é um produto derivado do enxofre e sua finalidade principal é atuar nas assaduras, brotoejas e odores causados pela transpiração, especialmente na região dos pés e axilas, isso porque ele possui um cheiro mais forte do que o talco.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Se o bebê ainda mama no peito, é recomendável que a mãe evite alimentos muito ácidos ou condimentados. O mesmo vale para bebês que já ingerem sólidos. Frutas ácidas, como abacaxi, morango, laranja e pera, podem favorecer as assaduras.

O momento ideal para usar o talco de bebê é após o banho e cada vez que for realizar a troca da fralda. Aplique o produto em suas mãos antes de passar na pele da criança, justamente para evitar que ela, ou mesmo você, respire o talco. Com o produto na palma da mão, aplique levemente na pele.

Quais são os tipos de assaduras em bebê?

  • LEVES. Nos casos de assaduras leves, apresentam leve irritação na superfície da pele, vermelhidão e coceira. ...
  • MODERADAS. Nestes casos as assaduras podem manifestar vermelhidão mais intensa e algumas feridas podem aparecer no local. ...
  • GRAVES.

Receita caseira para assaduras
Aplicar polvilho, sobre as assaduras ou para evitá-las, causa um alívio imediato e melhora de verdade.