O que é melhor para ansiedade fluoxetina ou sertralina?

Perguntado por: aalbuquerque4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

Em comparação com outros antidepressivos de nova geração, foram encontradas diferenças importantes na eficácia e na tolerabilidade entre a fluoxetina e alguns dos antidepressivos; por exemplo, a fluoxetina foi menos eficaz do que a sertralina e mirtazapina, mas melhor tolerada do que a reboxetina.

Os ansiolíticos mais populares no Brasil

  • Fluoxetina. A fluoxetina aumenta os níveis de serotonina no cérebro e ajuda a regular o humor e o bem-estar da pessoa. ...
  • Hemitartarato de zolpidem. Publicidade. ...
  • Escitalopram. ...
  • Sertralina. ...
  • Clonazepam.

16. Qual medicamento substitui a sertralina? Existem vários outros ISRS e medicamentos antidepressivos que podem substituir a sertralina, como fluoxetina, paroxetina e citalopram.

O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.

O medicamento cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia.

“A fluoxetina inibe seletivamente a recaptação do neurotransmissor serotonina, na região da comunicação entre um neurônio e outro. Isso favorece a neurotransmissão serotoninérgica e está associado, sim, a melhoria de sintomas tanto depressivos quanto de ansiedade”, afirma Henrique.

Por isso, os remédios fitoterápicos mais famosos para a ansiedade e depressão são:

  • Kava-kava.
  • Passiflora.
  • Rhodiola rósea.
  • Valeriana.
  • Gingko biloba.

A fluoxetina serve para tratar distúrbios relacionados à depressão e ansiedade. O medicamento age elevando os níveis do neurotransmissor serotonina, responsável pela regulação de funções como humor, bem-estar, sono, apetite e concentração.

"Na medicação para obesidade, o paciente tem que perder pelo menos 5% do peso em 12 semanas de tratamento. O paciente pode até ter essa perda com a fluoxetina, mas não é regra.

Alguns exemplos desses medicamentos são:

  • Cloridrato de Paroxetina (Pondera);
  • Cloridrato de Venlafaxina (Effexor);
  • Cloridrato de Fluoxetina (Prozac);
  • Oxalato de Escitalopram (Lexapro);
  • Cloridrato de Sertralina (Zoloft);
  • Cloridrato de Duloxetina (Cymbalta)

O que é mais forte: fluoxetina ou sertralina? Esta pesquisa (em inglês) comparou os dois medicamentos e apontou que a sertralina é mais eficiente que a fluoxetina no tratamento da depressão.

A sertralina não deve ser usada por pessoas que apresentem hipersensibilidade a quaisquer componentes de sua fórmula. Ou seja, não deve ser combinada com inibidores da monoaminoxidase (IMAO) ou com pimozida. Decerto, é importante para você e seu bebê que você fique bem durante a gravidez.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Já os antidepressivos com baixa probabilidade de causarem efeitos colaterais sexuais são: Bupropiona. Mirtazapina. Trazodona.

Clínico Geral, Psiquiatra
Boa tarde Adriano, Durante a introdução de medicamentos como a sertralina são comuns alguns sintomas inicias ou piora inicial da ansiedade. Caso estes sintomas sejam muito intensos ou não melhorarem com o decorrer do uso da medicação, o ideal é conversar com seu médico para melhor avaliação.

Presume-se que o mecanismo de ação da sertralina seja uma inibição de captação neuronal de serotonina (5-HT) no sistema nervoso central (SNC). Estudos com doses clinicamente relevantes no homem têm demonstrado que a sertralina bloqueia a captação de serotonina no interior das plaquetas humanas.

Reação muito comum (> 1/10): enjoo, diarreia, indigestão, tontura, dor de cabeça, tremor, falta de apetite, insônia, sonolência, fadiga, sudorese (aumento do suor), boca seca, disfunção sexual (atraso na ejaculação e redução no desejo sexual).