O que é melhor papel higiênico ou lenço umedecido?

Perguntado por: rvasques . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Assim como o papel higiênico, ele também não é recomendado para o uso, porém, segundo Camila, em algumas situações precisa fazer “o máximo que você pode com a ferramenta que você tem”. Se estiver fora de casa, é preferível sempre usar um lenço umedecido ao invés do papel higiênico.

Pode usar papel higiênico ou lenços umedecidos. Quem tem alergia pode ainda usar algodão umedecido.” Para ela, o mais importante é não brigar com a criança.

"O uso do papel para limpar só espalha a sujeira. Além do atrito, a maioria das pessoas esfrega bem e isso pode machucar a pele ocasionando dermatite, fissuras, infecções e as hemorroidas podem ficar sensíveis e sangrar com mais facilidade. Imagina quem vai mais de uma vez por dia ao banheiro?", explica.

Como secar a vagina corretamente após urinar
A maneira correta é passar o papel de frente para trás, ou seja, partindo da região vaginal para o ânus. Isso evita que as bactérias da flora anal entrem em contato com a vagina e causem infecções.

Assim como o papel higiênico, ele também não é recomendado para o uso, porém, segundo Camila, em algumas situações precisa fazer “o máximo que você pode com a ferramenta que você tem”. Se estiver fora de casa, é preferível sempre usar um lenço umedecido ao invés do papel higiênico.

Pense nisso como um lenço umedecido. Use a sua meia. Utilize uma para se limpar e a outra para colocar a meia suja dentro. Se conseguir encontrar um saco plástico no banheiro ou na casa do anfitrião, rapidamente coloque a meia dentro, para um transporte mais higiênico.

Antes, mas muito antes de surgir o papel higiênico, as pessoas usaram uma grande variedade de materiais naturais para a higiene anal: lascas de madeira, conchas, peles de animais, feno, folhas, areia e, óbvio, a água de rios e lagos. Em terras mais frias, a neve era usada.

O que não pode faltar no kit higiene do bebê?

  1. Fraldas descartáveis;
  2. Algodão;
  3. Hastes flexíveis para bebê;
  4. Sabonete líquido;
  5. Frasco de álcool 70%;
  6. Tesourinha sem ponta;
  7. Soro fisiológico para uso nasal.

Você pode fazer como eu e lavar o bumbum e genitais do seu bebê quando estiver em casa ou onde seja possível, usar algodão embebido em água (que só precisa ser morna em tempo frio), pode usar borrifador nas trocas, óleo de gergelim, de coco, azeite, etc, com paninho, toalhinha, etc, etc.

A limpeza deve ser realizada normalmente com algodão e água morna ou lenço umedecido, ou através do banho sendo lavada com água e sabonete apropriado para bebê.

Os mais ricos costumavam usar cânhamo, renda ou lã; já a população mais pobre tinha o costume de simplesmente fazer cocô nos rios e lavar com água, usar trapos, aparas de madeira, folhas, feno, pedras, areia, musgo, ervas daninhas, cascas de maçã, conchas, samambaias, ou seja, praticamente qualquer outra coisa que ...

A higienização da vulva (região externa) deve ser feita uma vez ao dia durante o banho, sem fricções intensas, com água e sabonete neutro, durante um a três minutos. Dê preferência a sabonetes sem muita atividade detergente, sem perfume exagerado e que não tenham pH muito ácido.

A região genital deve ser lavada com água corrente e o produto de higiene e a frequência recomendada é de pelo menos uma vez ao dia no clima frio e de uma a três vezes ao dia no clima quente. Também para evitar o ressecamento da pele, o tempo de higienização não deve ser mais do que dois a três minutos.

O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água! Nunca fazer ducha, porque tiramos a proteção natural e desregulamos a flora da vagina — explica a médica, que complementa: — Lavar com delicadeza, de preferência.

Os lenços umedecidos, em geral, são desenvolvidos para a limpeza de peles sensíveis e delicadas de bebês e crianças. Por mais que eles sejam capazes de eliminar manchas coloridas sobre a pele, a higienização não ocorrerá com a devida eficiência em caso de maquiagem, interferindo na saúde da derme.

"Os mais adequados são os de glicerina ou os específicos para higiene íntima, que agora são vendidos como um xampu (líquidos), especialmente para lavar a vulva." "Há sabonetes específicos para a higiene íntima que aumentam os lactobacilos, o germe principal de nossa microbiota", acrescenta.

Dicas para manter o banheiro limpo por mais tempo

  1. Retirar o lixo.
  2. Limpar e desinfetar pias e vasos.
  3. Passar pano úmido com água sanitária no piso.
  4. Jogar água sanitária dentro do vaso e dar descarga.
  5. Secar pias e móveis para evitar o acúmulo de água.

O ideal seria realizar o descarte do papel higiênico no vaso sanitário, evitando o contato com as fezes e demais contaminantes, diminuindo a quantidade lixo produzido e também o impacto no meio ambiente.

Limpando o banheiro
Nos EUA não se lava banheiro igual no Brasil. Como embaixo do piso dos banheiros não tem laje/concreto e sim madeira, se você jogar água no chão ela provavelmente vai começar a gotejar no andar de baixo. O comum é limpar o banheiro na base do aspirador e pano úmido.

Foi então que a empresa lançou os papéis higiênicos PRIMAVERA. O papel Primavera foi o papel higiênico mais vendido do país, o pioneiro em campanhas de publicidade na televisão e um ícone da publicidade brasileira. Sua cor era rosa, para remeter a temática do papel e era um papel de qualidade para o contexto da época.