O que é melhor nutrólogo ou nutricionista?

Perguntado por: alima . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 12 votos

Enquanto o nutrólogo visa avaliar, por meio de exames médicos, a saúde do paciente e oferecer orientações para uma alimentação mais equilibrada e para a preservação da saúde, o nutricionista monta uma dieta individualizada, corrigindo as proporções dos nutrientes ingeridos.

Uma consulta com nutrólogo (a) pode fornecer respostas importantes para o paciente prevenir doenças, se conhecer melhor e estar mais disposto a corrigir sua alimentação para ter mais saúde e qualidade de vida e, por fim, repor suas necessidades por nutrientes na medida e dosagem certas para ele, restaurando equilíbrio ...

Portanto, se você deseja emagrecer com saúde para evitar problemas e manter o peso desejado, o ideal é procurar orientação e acompanhamento profissional como um endocrinologista.

Nutrologia como aliada do emagrecimento
Ao contrário do nutricionista, o nutrólogo pode prescrever o uso de medicamentos complementares para emagrecer. Mas, atenção: isso só é feito após uma análise minuciosa do caso do paciente e a partir do diagnóstico de obesidade.

Resposta: O médico nutrólogo tem formação e habilitação para prescrever dietas, planos alimentares, orientações nutricionais e outras formas de nutroterapia, não necessitando auxílio de outros profissionais.

O nutrólogo ajuda o paciente a encontrar o diagnóstico de sua condição e, além de lhe orientar sobre como melhorar a alimentação e quais produtos escolher, ele pode também prescrever medicações que devolvem o paciente para sua qualidade de vida, sem que precisem passar por sacrifícios dietéticos e rotinas alimentares ...

Como é a consulta com nutrólogo? Na primeira consulta com o nutrólogo, ele inicialmente preencherá a ficha de anamnese com seus dados, sintomas, queixas, medicamentos de uso contínuo, histórico familiar de doenças, hábitos alimentares e se você realiza exercícios físicos e com qual frequência.

O principal objetivo da primeira consulta com o nutrólogo é identificar o estado de saúde geral do paciente, entendendo suas queixas, estilo de vida e necessidades.

As duas especialidades são importantes e contribuem para uma melhor qualidade de vida do paciente, podendo se complementar em muitas ocasiões. Então, ficou fácil: se você precisa de tratamentos relacionados à reposição hormonal, o endocrinologista é o profissional adequado.

Preços de consulta com nutrólogo (a)
A média de preço fica em torno de R$90 a R$500. Além disso, você ainda pode encontrar um nutrólogo (a) por meio de planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Manter consultas médicas regulares é uma maneira de prevenção, garantia de saúde e bem-estar.

Esse exame pode ser pedido pelo clínico geral ou pediatra, que podem avaliar se há necessidade de tomar algum suplemento de vitamina D. Saiba como é feito o exame da vitamina D.

De modo isolado, no entanto, a orientação é a seguinte: você deve procurar um nutricionista quando a sua necessidade for exclusivamente dieta ou reeducação alimentar, e deve procurar um endocrinologista, especialmente, quando o seu problema estiver ligado a disfunções hormonais.

Caso seja definida num quadro de obesidade deve procurar um endocrinologista para acompanhamento.

Sem dúvidas o profissional indicado para elaborar um plano alimentar individualizado é o nutricionista, você será capaz não só de obter o emagrecimento mas melhor qualidade de vida, saúde como um todo.

O nutrólogo então poderá solicitar exames laboratoriais específicos como a dosagem direta ou indireta das vitaminas C, E, K, A, B, D, dos minerais, zinco, cobre, manganês, selênio, ferritina, osteocalcina, exame coprológico funcional, teste de tolerância à lactose e as rotineiras análises de função hematopoiética, ...

Ainda nesta primeira consulta, o nutricionista inicia a abordagem sobre a ação dos alimentos no organismo e de como os nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) agem sobre a glicemia. Outros temas como hipoglicemia e o uso de produtos diets, adoçantes, frutas, doces, etc.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

Sinais que o seu corpo pode ter falta de Vitamina D.

  • Enfraquecimento dos ossos. ...
  • Dificuldade para dormir. ...
  • Fadiga sem causa aparente. ...
  • Infecções respiratórias de repetição.