O que é melhor nutrólogo ou endocrinologista?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

As duas especialidades são importantes e contribuem para uma melhor qualidade de vida do paciente, podendo se complementar em muitas ocasiões. Então, ficou fácil: se você precisa de tratamentos relacionados à reposição hormonal, o endocrinologista é o profissional adequado.

endocrinologista

Portanto, se você deseja emagrecer com saúde para evitar problemas e manter o peso desejado, o ideal é procurar orientação e acompanhamento profissional como um endocrinologista.

Quando devo procurar um médico nutrólogo? É necessário procurar um nutrólogo quando o paciente apresenta doenças crônicas, aquelas que precisam de tratamento contínuo, ou seja, que não se limitam apenas à mudança de alimentação e aumento de exercícios físicos.

Segundo o nutrólogo Eduardo Rauen, tudo passa por três palavras que representam uma nova postura diante da própria vida: mudança de hábito. “Essa é a forma mais eficaz de emagrecer. A dieta você começa e acaba, mas se voltar ao que fazia antes, já sabe o resultado: engordará novamente.

Sim! É possível emagrecer sem cirurgia! Na consulta com Nutrologo, serão avaliados seus hábitos de vida, sua alimentação e também como está a sua saúde de forma geral e se vc possui alguma doença que esteja contribuindo com o excesso de peso.

Ao consultar um nutrólogo, você vai conseguir se alimentar de acordo com as dificuldades que o seu organismo apresenta, já que nessa idade ficamos com maior dificuldade de digerir e absorver certos alimentos e nutrientes. Essas doenças dificultam muito a nossa qualidade de vida.

Endocrinologista pode passar remédio para emagrecer? Sim. O endocrinologista é um médico habilitado e, portanto, pode prescrever medicamentos para auxiliar no processo de perda de peso. Mas é importante lembrar que o uso de medicamentos para emagrecer é individual e intransferível.

Resposta: O médico nutrólogo tem formação e habilitação para prescrever dietas, planos alimentares, orientações nutricionais e outras formas de nutroterapia, não necessitando auxílio de outros profissionais.

Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.

O endócrino é o médico para fazer o diagnóstico. Mas se a pessoa precisa de uma dieta específica para emagrecer, essa é a função do nutricionista”, afirma.

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

Ainda na primeira consulta com o nutrólogo, o profissional poderá fazer uma análise criteriosa dos sinais clínicos do paciente, bem como um exame de bioimpedância para identificar seu percentual de massa magra. O especialista deverá solicitar também avaliações complementares, tais como hemograma e calorimetria.

Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes.

O nutrólogo ajuda o paciente a encontrar o diagnóstico de sua condição e, além de lhe orientar sobre como melhorar a alimentação e quais produtos escolher, ele pode também prescrever medicações que devolvem o paciente para sua qualidade de vida, sem que precisem passar por sacrifícios dietéticos e rotinas alimentares ...

Se a primeira consulta com o endocrinologista for uma consulta de rotina, ou para check-up médico, o especialista deverá avaliar algumas informações sobre o paciente, como peso, idade, histórico familiar de doenças etc.

Além disso, você ainda pode encontrar um nutrólogo (a) por meio de planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Manter consultas médicas regulares é uma maneira de prevenção, garantia de saúde e bem-estar.

A Lei nº 8.234/1991 possibilita ao nutricionista a prescrição de suplementos nutricionais, necessários à complementação da dieta. Tal prescrição é regulamentada pela Resolução CFN nº 656/2020 (que dispõe sobre a prescrição dietética, pelo nutricionista, de suplementos alimentares e dá outras providências).

Algumas ótimas opções são os aparelhos de ultrassom de alta frequência, a carboxiterapia e a criolipólise, mas a escolha do tratamento deve ser orientada pelo fisioterapeuta especializado ou esteticista, levando em consideração a quantidade de gordura acumulada, sua aparência e se ela está mole ou dura.

Lipoaspiração: Para gordura localizada na barriga e outras áreas do corpo. Como o próprio nome diz, Lipoaspiração (lipo = gordura + aspiração) tem o objetivo de retirar, através da aspiração, o excesso de gordura de uma área do corpo.