O que é melhor Massai ou Mombaça?

Perguntado por: osilva6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Comentário BeefPoint: O capim Massai se caracteriza como uma planta de qualidade inferior ao Mombaça e ao Tanzânia, pois apresenta pior qualidade nutritiva e menor potencial de consumo.

Tipos de capins resistentes a seca

  • Andropogon gayanus. Possui boa tolerância a seca, requerendo cerca de 400 mm de chuva por ano. ...
  • Brachiaria brizantha cv. BRS Paiaguás. ...
  • Brachiaria híbrida Mavuno. ...
  • Brachiaria decumbens. ...
  • Brachiaria humidicola cv. ...
  • Brachiaria humidicola cv.

Sobre as características de tolerância, a Massai possui média à seca e frio, e boa ao fogo, já a BRS Tamani possui baixa à seca e alta ao frio. Ambas possuem alta resistência às cigarrinhas das pastagens e média fertilidade do solo.

Massai apresentou concentração de proteína bruta nas folhas (12,5%) e colmos (8,5%) semelhante à cv. Tanzânia-1. A cv. Massai é um capim precoce, portanto, floresce e produz sementes várias vezes ao ano.

Profundidade de semeadura até 2 cm. Germinação de 7 a 21 dias, dependendo das condições climáticas. Tempo necessário para o uso, de 90 a 120 dias, após a emergência.

O Capim Massai é um híbrido espontâneo entre o Panicum maximum e o Panicum infestum. É de porte baixo e atinge a altura máxima de 0,6m. Cresce de forma conjunta e apresenta excelente cobertura de solo além de uma forragem de boa qualidade.

capim-elefante

Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1).

Brachiaria Ruziziensis. Esse tipo de capim para gado exige solos de fertilidade média a alta para se desenvolver. Possui boa palatabilidade e alta qualidade nutricional, sendo indicado para gado de recria e engorda.

O capim-mombaça é uma alternativa para áreas de solo com maior fertilidade, sendo indicada na diversificação das pastagens em sistemas intensivos de produção animal. Sua adoção tem se dado especialmente em áreas de produção de leite e, mais recentemente, em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

Consumo de talos pode constipar sistema digestivo de equinos e levar à morte. Professor Cláudio Haddad, da Esalq-USP, apresenta solução básica em novo vídeo produzido para o quadro G-Tec. Embora seja uma excelente gramínea para o gado, a tropa não deve ter acesso ao capim.

maximum x P. infestum) - 10Kg - V/C: 80 (4 a 5 Kg/ha) - Incrustada Advanced - Soesp. R$ 911,30 já com 10,00% de desconto no boleto ou depósito.

Voltando ao capim mombaça, pelo índice de proteína ser 13,4% é uma boa opção para a pecuária de leite.

Entre os tipos de capim mais indicados para equinos, é possível citar o Massai, o Tifton, a Mombaça e o Llanero, ambos com boa aceitação pelos animais e bons valores nutritivos e de proteínas, variando na facilidade de manejo e plantio por mudas ou sementes.

Avaliando as limitações nutricionais no capim Mombaça, Paulino et al. (2002) ponderaram que a adubação nitrogenada não interferiu nos teores foliares de macronutrientes, encontrando os seguintes resultados: 0,16 dag kg-1 de P; 1,25 dag kg-1 de K; 0,44 dag kg-1 de Ca e 0,35 dag kg-1 de Mg.

Essa variedade de capim deve ser plantado a lanço, com profundidade do solo de 2 cm e são necessários 6Kg/Ha. O tempo de utilização é de 90 a 100 dias após o plantio e a melhor época para a semeadura é em meados de outubro até fevereiro. Dessa forma o solo apresentará condições de umidade favoráveis para a germinação.

capim Miyagi

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

O capim mais comumente usado nos sistemas de produção de leite a pasto é o elefante (Pennisetum pupureum Schum), em virtude de sua elevada produtividade e alto valor nutritivo.

17 a 18%

(1996) informaram que o teor médio de proteína bruta do tifton 85 é de 17 a 18%.

O valor nutricional do novo capim-elefante também é superior ao da silagem de cana-de-açúcar. Perenidade - Outra vantagem do Capiaçu em relação à silagem de milho é que não requer o plantio continuado.

Resultados de pesquisas sugerem a necessidade do uso de níveis variando de 50 a 300 kg/ha, sendo a dose mais baixa considerada mínima para se evitar a degradação do pasto, enquanto as mais elevadas são aconselhadas para incrementos na produção de forragem e, consequentemente, na taxa de lotação (número de animais por ...