O que é melhor LCD ou LED?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

As TVs de LCD têm baixo consumo de energia, menor desgaste da tela, tela mais fina, são leve e menor custo de manutenção. São ideais para ambientes mais iluminados. A TV de LED é uma TV LCD com iluminação traseira modificada, tornando a qualidade de imagem ainda melhor.

Plasma tem durabilidade menor que LCD, LED e OLED
Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.

Além disso, é importante que você saiba que as luzes dos monitores LCD possuem uma expectativa de vida útil de aproximadamente 20.000 horas. Ao ligar 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, essa expectativa será atingida em 2,25 anos.

LCD (Liquid Crystal Display) é uma tecnologia de tela que utiliza cristais líquidos e polarizadores de luz para formar imagens. É comumente aplicada em celulares, TVs, monitores, notebooks e outros eletrônicos de consumo.

Já o QLED é mais resistente e tende a ser mais barato, mas não costuma ter a mesma qualidade de imagem em todos os modelos.

As Smart TVs do tipo LED, QLED e OLED, por sua vez, são mais eficientes em termos de consumo de energia elétrica, podendo chegar a um consumo de 50 a 70 Watts, a depender do tamanho da tela. Um dos fatores que mais influenciam o consumo de energia elétrica em televisões é a sua tecnologia.

Segundo os fabricantes, as TVs LEDs têm vida útil de até 100 mil horas de uso; mas é preciso fazer a manutenção correta para evitar danos. A televisão está presente em quase todos os lares brasileiros.

A diferença principal da LCD para a TV de LED é que essa última é iluminada por trás com lâmpadas com tecnologia LED, que são mais brilhantes e consomem menos energia. Com isso, você consegue imagens muito mais realistas, com mais cores e também mais contraste.

Deixar a TV ligada durante o dia inteiro
Assim como qualquer outro aparelho, a TV também precisa descansar. Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias.

Samsung anunciou a nova The Terrace, primeira TV 4K da marca voltada para ambientes externos. O produto traz tela QLED e certificação IP55 para resistência a água e poeira, além de objetos sólidos.

A Smart Tv é uma televisão que possui acesso à internet e outros recursos tecnológicos, o que facilita para assistir filmes em plataformas de streaming, ouvir músicas ou pesquisar qualquer tipo de conteúdo na internet. Já a resolução LED é referente ao modo como a tela é iluminada e forma as imagens.

A primeira diferença entre TV smart e LED e LCD, então, é que quando uma TV é SMART isso está relacionado à capacidade dela de se conectar, de ter funções vinculadas à conexão de internet e que oferecem mais recursos para você além dos canais abertos e pagos, a cabo ou por satélite.

É possível sim fazer reparos em telas LCD, mas em algumas situações. Em alguns casos de danificação total do visor de uma TV, por exemplo, não é possível consertá-la, mas sim adquirir outra tela.

As telas LCDs funcionam com cores projetadas em uma transparência, ou seja, não brilham. Desse modo, a tela precisa de uma fonte de luz localizada na parte de trás, o backlight, para mostrar a imagem. Praticamente todos os equipamentos vendidos atualmente possuem essa estrutura, ou seja, todas são LCD.

Numa sala escura, verifique se o seu dispositivo exibe luz de fundo, ou se a tela está efetivamente desligada. Se possui luz de fundo, é LCD, se estiver desligada é AMOLED.

OLED, Organic Light-Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz Orgânica é a aplicação do LED nas telas de aparelhos eletrônicos. A principal diferença das telas OLED para as LCD's é elas não necessitam daquela placa de luz que fica acesa o tempo todo (backlight), pois usam os diodos emissores em vez de cristais líquidos.