O que é melhor inox ou galvanizado?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Na prática, a principal diferença entre o aço galvanizado e o aço inoxidável é com relação à proteção contra a corrosão. Ambos apresentam essa proteção, porém o aço inoxidável é muito mais resistente. O aço galvanizado conta com acabamento superficial de zinco, a chamada galvanização.

70 anos

A sua durabilidade
Tem uma grande durabilidade já que o zinco é um metal resistente à corrosão e arranhões. Portanto, uma vez que o aço é revestido com zinco, a corrosão do aço diminui muito, fazendo aço galvanizado com uma camada muito fina de zinco pode durar mais de 70 anos.

Aço inox. O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção. Independentemente da força ou frequência de uso, raramente revela vestígios de amassados ou arranhões, mesmo após anos.

Além de ser altamente durável, como citado anteriormente e conservar suas características com o passar do tempo, o aço galvanizado também resiste à umidade e corrosão. Tudo isso permite aumentar a vida útil de uma estrutura metálica.

Isso acontece devido os componentes de sua estrutura. O aço inox é constituído por uma combinação entre cromo e ferro. Essa mistura resiste com mais intensidade a ação de agentes corrosivos. Contudo, não impede totalmente que o material sofra algum tipo de desgaste com o tempo.

O aço inoxidável foi desenvolvido como uma solução para a ferrugem. O aço inoxidável é caracterizado pela presença de cromo como agente de liga. O aço inoxidável típico conterá pelo menos 10,5% de cromo contra apenas 1,5% de carbono.

Respondendo de forma simples e objetiva, saiba que, se bem cuidado, o aço inox 304 não enferruja. Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

Para quem está em busca de uma opção de chapa de metal que não enferruje, a resposta é simples: chapa metálica de aço inox, ou aço inoxidável.

Para isso, utilize água morna e um pouco de sabão neutro. Utilize uma escova de cerdas macias, comece a lavar o aço galvanizado em pequenos círculos, sempre de cima para baixo. Repita este processo até que toda a peça esteja perfeitamente limpa.

As aplicações do aço galvanizado
Como mencionamos, o aço galvanizado é muito utilizado em tubulações. Os tubos galvanizados são ideais para a condução de fluidos, como por exemplo: água, ar e gases. Servem também para empreiteiras de construção e para a instalação de postes públicos ou construtoras em geral.

A CIVITT recomenda que você escolha alumínio, em obras onde se pretende maior durabilidade, ausência de oxidação (ferrugem), e mais beleza no acabamento. E recomendamos o Galvanizado (também conhecido como Zinco) se o cliente deseja mais economia, com bom acabamento e durabilidade.

Posso entrar no mar com minhas joias de aço inox? Sim, porque o aço inox não sofre alteração em contato com a água salgada. Ele é um metal que resiste à salinidade e por isso sua joia não irá enferrujar nem escurecer em contato com o mar.

Um material que pode trazer oxidação ao aço inoxidável é o alumínio, em virtude da corrosão galvânica. A corrosão acontece sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que transmita eletricidade e, como o alumínio é menos nobre do que o inox, ele será corroído.

Essencialmente, o inox não enferruja na água.

No entanto, o alumínio é mais caro que o aço e este investimento deve depender da função final do produto. Assim, mesmo com toda a mão de obra utilizada e a necessidade de pintura exigida para um projeto em aço, o alumínio por fim acaba sendo um pouco mais caro.

Para se ter uma ideia, no projeto de uma mesma plataforma em alumínio e aço, serão obtidos custos diferentes: o alumínio pode ser cerca de 10 a 15% mais caro que o aço.