O que é melhor hack ou leg press?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Se você tiver que escolher um, o agachamento hack o ajudará a trabalhar mais músculos simultaneamente. Se você deseja evitar estresse na região lombar (quer treinar mesmo com alguma lesão leve), realizar movimentos de uma perna ou treinar com mais segurança até a falha, o leg press é uma escolha melhor.

O agachamento com halteres é uma opção para quem não tem acesso ao equipamento Hack e pode ser realizado de duas formas:

  • 1: Escolha um par de halteres e faça o agachamento tradicional;
  • 2: Agachamento sumô com halteres - posicione dois steps apontados para o lado e realize o movimento do agachamento tradicional.

Tratando-se de hipertrofia muscular, o hack exercício pode ser considerado tão completo quanto o agachamento livre, e os seus ganhos são observados em proporções semelhantes. A forma mais comum de se posicionar é com as costas apoiadas e as pernas alinhadas com o seguimento da linha dos ombros.

O joelho é uma das regiões que mais inspira cuidados. Segundo Edson, aparelhos como a cadeira extensora, o leg press e o smith, usado para agachamento, podem colocar sobrecarga nos tendões e forçar a patela, o que, a longo prazo, ocasiona dor e processos inflamatórios.

Porém, o que muita gente não sabe é que um dos exercícios mais praticados para deixar as pernas bonitas e definidas, o "leg press", pode causar sérias lesões no quadril. O alerta é feito pelo ortopedista da Santa Casa de São Paulo, Giancarlo Polesello.

quadríceps

Ao ser realizado em um banco inclinado a 45º, fortalece a panturrilha, o quadríceps (parte da frente das coxas), os glúteos e os isquiotibiais (posteriores das coxas).

A conclusão é: agachamento bipodal até 90 graus com 90% de 1RM ativa o GMax em aprox 38% da CVM, enquanto agachamento profundo é mais efetivo para acionar o quadríceps. Entretanto, o agachamento unipodal ativa o GMAX em 59% da CVM.

Os principais exercícios que substituem o leg press são:

  • Agachamento hack.
  • Agachamento frontal.
  • Agachamento búlgaro.
  • Agachamento com elástico.

Não se engane: o Leg Press é um excelente exercício. No entanto, ele pode ser facilmente substituído por outro exercício que é ainda melhor e mais efetivo: o agachamento!

Os principais músculos que participam do exercício leg press são quadríceps femoral, posteriores da coxa, eretores da coluna vertebral, glúteos e tríceps sural.

Qual agachamento dá mais resultado? Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

Agachamento búlgaro
O agachamento búlgaro é uma variação mais avançada e perfeita para trabalhar bem o quadríceps e o glúteo. Ele, inclusive, é considerado um dos tipos de agachamento mais eficientes para ativar essas regiões.

Agachamento com avanço
Considerado um dos exercícios mais completos, envolve músculos primários (coxas, glúteos) e secundários (músculos posteriores das coxas e adutores). O agachamento com avanço também pode ser chamado de passada, já que você o executará dando passos em linha reta.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. "Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo", explica.

Sim, você pode substituir o agachamento pelo leg press horizontal ou 45. Agachamento é um exercício mais técnico e algumas pessoas poderão ter dificuldade para agachar corretamente. Nesta e em outras situações pontuais, o leg press pode ser usado no agachamento livre.