O que é melhor ficar ou namorar?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Quando alguém está namorando as conversas se tornam mais longas, a amizade se torna mais forte e vocês se respeitam muito mais. Quando se trata apenas de um ficar o contato é muito mais físico. Como o maior interesse está na beleza, ou seja, é físico não existe muito interesse por personalidade.

Para a maioria dos casais, o período “normal” é de um a três meses. Se, após sair com alguém por uma ou duas semanas, aquela dúvida de quando a conversa de “exclusividade” de relacionamento ocorre atormentar você, não se preocupe: muitos casais oficializam a relação após meses de encontros casuais.

Namoro é luz, leveza, vontade de contar as notícias, saudade, querer estar junto, cuidar e aproveitar para dar uns amassos, que ninguém é de ferro. Muitas vezes é mais negócio a boa solidão do que uma relação mal compartilhada.

O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.

É basicamente aquela troca de olhares instintiva para ver se não há uma pessoa nova no pedaço, e se confirmando acontece uma nova ficada, como se diz por aqui. Esses encontros fortuitos via de regra acontecem em festas ou eventos sociais aleatórios.

O tempo de duração da fase costuma ser de alguns meses, mas pode chegar a um ano, dependendo do que vocês procuram. Às vezes, é neste momento em que o casal analisa se há compatibilidade, conhecendo um ao outro de forma mais íntima, falando sobre experiências marcantes, os valores e os objetivos na vida.

Vários especialistas em relações amorosas coincidem em assinalar que, para manter uma boa relação com seu namorado, é necessário vê-lo no máximo duas vezes por semana. Pode parecer pouco, sobretudo quando surgem os desejos de conhecer melhor a pessoa no início das relações.

Mande mensagem uma hora depois do encontro (se tudo tiver dado certo).

  1. Por exemplo: mande "Oi de novo! Hoje foi bem divertido! ...
  2. Outro exemplo: "Só pra dizer que foi ótimo te conhecer! Adorei o date. ...
  3. Confie na sua intuição depois do encontro. Se você se divertiu com o rapaz, diga isso a ele por mensagem.

- Dar um ultimato não quer dizer fazer cena. Se você for agressiva, ele ficará na defensiva. A hora do ultimato deve ser uma conversa, não uma guerra com vencedores e perdedores. Você tem que se apresentar com as questões muito bem argumentadas.

O tempo médio para os homens se apaixonarem é de 88 dias, enquanto os mesmos sentimentos de amor verdadeiro exigem pelo menos 134 dias das mulheres. Outro site de namoro, o Elite Singles, fez uma pesquisa em 2017 e descobriu que 61% das mulheres acreditam no amor à primeira vista, contra 72% dos homens.

É perfeitamente normal que você não queira relações com pessoas do sexo oposto. A sexualidade é bem fluida e sempre é possível que haja atração por outro grupo de pessoas (ou até que não tenha atração por ninguém, o que também é normal).

Falta de tempo, necessidade de manter o foco na carreira ou mesmo um desinteresse admitido são alguns dos argumentos mais comuns entre pessoas que não querem manter um relacionamento amoroso sério.

Saber lidar com os eventuais problemas do cotidiano, respeitar e ser respeitado, ter amor e ter maturidade para lidar com as diferenças são indícios de uma relação saudável. Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio.

A especialista em relacionamentos afirma que as mulheres devem aproveitar a faixa etária entre 20 e 24 anos - na qual a maioria está focada na carreira - para iniciar relacionamentos sérios, com os homens que nesta idade já procuram estabelecer a base de um compromisso.

“Ficar sério tem um significado de compromisso com o outro no sentido de respeito e fidelidade. O relacionamento tradicional tem um peso maior porque envolve famílias e amigos - para que ambos sejam aceitos em suas relações familiares”, explica a psicóloga Mônica Machado.

Querido diário, existem 3 tipos de ficante; peguete, prospect e pré-namoro.

Um em cada cinco homens declarou ter se apaixonado à primeira vista, contra apenas uma em 10 mulheres. O psicólogo Alexander Gordon, membro da Sociedade Britânica de Psicologia, disse ao jornal Daily Mail que eles tendem a levar em conta aspectos mais superficiais, como aparência, para serem "flechados".