O que é melhor fazer academia ou crossfit?

Perguntado por: iguterres3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Por exemplo, enquanto o crossfit melhora questões como agilidade, desenvoltura nos movimentos e força, o treino de academia condiciona os músculos e aumenta a massa corporal. É claro que os dois são ótimos exercícios, pois ambos melhoram o condicionamento físico, além de queimarem calorias.

Sim! Se você busca hipertrofia e estética, é interessante realizar treinos que enfatizem essas musculaturas. Isso porque o objetivo do cross training não é hipertrofiar partes do corpo, mas sim potencializar as principais capacidades físicas.

O crossfit e a musculação são aliados de quem deseja ganhar massa muscular. Porém, é necessário avaliar os objetivos, o condicionamento físico, histórico médico/saúde e experiência esportiva antes de escolher uma das modalidades, já que cada uma tem exigências e práticas que podem não ser adequadas para todo mundo.

Então, CrossFit ou musculação? Se você quer resultados mais rápidos, o CrossFit é a melhor escolha. Caso contrário, a musculação é a melhor opção. Não é só o treino funcional, exercícios aeróbicos e o CrossFit que ajudam a perder peso.

Caso seja emagrecimento, então provavelmente o crossfit irá te proporcionar um resultado mais rápido do que a musculação. Contudo, se você deseja trabalhar a hipertrofia muscular, então partiu para academia e invista na musculação.

Quando um treinamento como o crossfit é utilizado em indivíduos sem um mínimo de aptidão, de fato o resultado costuma ser desastroso. São esses casos que resultam em lesões como tendinites, problemas musculares e até mesmo em episódios mais graves, gerando a polêmica que atualmente existe.

De fato, na média, leva-se 19 meses para melhorar do nível 50 para o nível 80. E, para isso, basta comer adequadamente, dormir o suficiente e frequentar o box algumas vezes por semana. Crossfitters avançados demandam, em média, mais 5 a 6 meses para aumentar seu Fitness Level em 10 níveis.

Pernas, braços e abdômen são muito afetados e ganham força de forma saudável. A definição dos músculos vem com o tempo de prática e de acordo com a capacidade corporal de cada praticante.

Nesse contexto, os médicos que praticam crossfit sentem sua capacidade articular e elasticidade aumentar, o que melhora a postura durante o trabalho. Passar longos períodos sentado no consultório pode implicar em sintomas como dores nas costas e tensão nos ombros, mas eles podem ser aliviados com a prática.

Qualquer pessoa pode fazer, mas tem todos deveriam fazer
Como acabamos de dizer aqui, não existem restrições quanto à prática do crossfit e qualquer tipo de pessoa pode participar desse tipo de treinamento, mas isso não significa necessariamente que ele é o melhor tipo de programa para todas as pessoas.

Se o que é procurado são exercícios de alto impacto, com bastante movimentação, queima de calorias e melhora nas articulações, o crossfit pode ser ideal. Já se o desejado é uma rotina mais equilibrada, com ritmo próprio e maior descanso, com aumento da massa muscular, a academia é o local.

O CrossFit pode fazer muito bem para o corpo, a mente e o espírito, mas é preciso ter moderação. E, claro, não existe regra. É preciso entender os limites e necessidades do seu corpo – para uns, treinar três vezes por semana é muito; para outros, pouco.

Mensalidades ficam entre R$ 250 e R$ 400.

Apesar de não focar no emagrecimento, caso seu objetivo seja a perda de peso, é melhor optar pelo Crossfit. Suas repetições propiciam a queima de calorias mais rapidamente e o ganho de massa muscular também é mais rápido.

Apenas 30 minutos por dia da modalidade queima até 4 quilos em 1 mês, além de acelerar seu metabolismo.