O que é melhor espelho colado ou parafusado?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

O vidro colado, por exemplo, oferece maior resistência a pancadas e menor risco do usuário ferir-se em caso de quebra. Já o vidro fixado com ajuda de acessórios pode ser removido com facilidade em caso de mudança.

A fixação de espelhos pode ser feita de forma mecânica, geralmente através de parafusos, ou química, através de produtos específicos para colagem. Ambas são eficientes, com vantagens e contrapontos, mas alguns importantes cuidados devem ser levados em consideração.

Tanto para paredes de gesso, pintadas ou de azulejo, você pode utilizar uma cola fixa espelho, silicone ou adesivo selante. São produtos específicos para essa tarefa. É muito importante que você leia as instruções do rótulo, para fazer a aplicação adequada do produto e entender sobre sua secagem.

Compre uma fita reforçada que tenha aplicação na construção, pois algumas são de uso escolar.

  1. Limpe a parede ou superfície. Com um pano e limpador multiuso, elimine todas as sujeiras e irregularidades da área na qual o espelho será colocado. ...
  2. Coloque a fita dupla face. ...
  3. Estabeleça um limite na parede e cole o espelho.

Além de encontrar o selante PU 40, você também pode contar com opções de produtos para o uso exclusivo em cubas e pias; espelhos; calhas, telhas e rufos; baús, containers e chapas metálicas.

A Fita dupla face para espelho 19 mm x 1,50 m, da marca Axton, é perfeita para fixar espelhos, plásticos e outros objetos na parede, mesmo em ambientes úmidos. Indicada para ambientes internos, por conta da sua formulação adere a todas as superfícies lisas sem danificar o espelho.

Umedeça um pano com água e esfregue em movimentos circulares sobre a mancha; Continue o processo até que a cola seja totalmente removida; Limpe o espelho com mais um pouco do produto limpa vidros ou água, na sequência, seque com a ajuda do papel toalha.

Espelhos podem ser colados ou fixados em paredes de várias formas e com utilização de acessórios diferentes. Cada sistema oferece suas vantagens. O vidro colado, por exemplo, oferece maior resistência a pancadas e menor risco do usuário ferir-se em caso de quebra.

Permita circulação de ar entre o espelho e a parede
A circulação de ar dificulta a concentração de umidade e, consequentemente, a oxidação da prata do espelho. Sendo assim, também é preferível manter janelas e portas abertas sempre que possível, para amplificar a oferta e troca de ar no ambiente.

Utilizada para a colagem de vidros e espelhos em azulejos e paredes, podendo também ser empregada na vedação de madeira, móveis, juntas em automóveis, superfícies metálicas e de PVC e elementos pré-fabricados na construção civil.

Álcool, removedor de esmaltes, spray lubrificante, vinagre e fluido de isqueiro podem remover cola de superfícies de vidro caso a água não resolva. Aplique com o auxílio de um pedaço de pano e esfregue até que a cola saia.

É importante destacar que o adesivo/selante mais adequado para colar espelhos em paredes não é o silicone, mas sim o MS Polymer, ou Polímero MS!

Se ela estiver perto da mesa de jantar, o ideal é que cubra do piso até a altura de, no mínimo, 1,80 m. Na largura, deixe-a ultrapassar um pouco a extensão da mesa ou termine a 40 cm das paredes laterais.

Os espelhos têm uma superfície única e, portanto, precisam de uma cola especializada, desenvolvida cientificamente para segurá-los no lugar. Um adesivo para espelho deve ser resistente a mudanças de temperatura e umidade para que seja utilizado em ambientes como a cozinha e banheiro.

A Fita Dupla Face 3M Scotch® Fixa Forte Banheiro é a única indicada para fixar espelhos, quadros, objetos decorativos e acessórios em banheiros, devido a sua resistência à umidade do ambiente. Sua aplicação é fácil, evitando furos e danos em revestimentos e canos.

O PU40 é mais duro, possui efeito emborrachado é e comumente utilizado em locais que sofram menos movimentações.

Rodrigues diz que o PU é bom para colar tudo, mas como ele é mais duro, não tem a flexibilidade do silicone, não é indicado para vidros porque pela sua dureza pode danificar o material, trincar o vidro. O silicone, além de dar aderência, serve para selar, ele alonga e estica.