O que é melhor creatina ou glutamina?

Perguntado por: osales . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Inclusive, ambos podem ser consumidos juntos caso você queira obter ainda mais resultados. A creatina servirá para fornecer energia para os músculos enquanto que a glutamina irá atuar no sistema imunológico e na captação de água.

creatina monoidratada

A mais indicada é a creatina monoidratada, por ser melhor absorvida e trazer melhores resultados. Além disso, a creatina é um suplemento para tomar antes do treino, garantindo assim seu desempenho durante a atividade.

A glutamina serve principalmente para a manutenção da massa muscular, além de auxiliar na resistência osteomuscular. Atletas e pessoas que praticam atividade física costumam consumir a glutamina em sua dieta. Ela é essencial para a performance esportiva e auxilia diretamente no tempo de recuperação após os treinos.

A Glutamina é um suplemento altamente recomendado por médicos e nutricionistas devido aos seus grandes benefícios relacionados a saúde. É indicado para atletas e praticantes de atividades físicas pois estimula a síntese proteica e para as pessoas que desejam melhorar o sistema imunológico.

A creatina monohidratada apresenta taxa de absorção mais lenta em relação às demais, com a vantagem de custo menor, além de ser a mais estudada na literatura, com efeitos positivos documentados no ganho de massa muscular e no desempenho físico.

Em alguns casos, a suplementação de glutamina pode ser feita em até 3 vezes ao dia. É interessante o complemento de whey protein junto com a glutamina, isto faz com que aumente a biodisponibilidade dos aminoácidos, fortalecendo ainda mais o aporte para aumento muscular.

Se você estiver procurando aumentar a sua força e energia durante as subidas íngremes ou sprints, a Creatina pode ser a melhor escolha para você. Se você estiver mais interessado em construir e manter a massa muscular magra e melhorar a sua recuperação muscular após o treino, o Whey pode ser a escolha ideal.

A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.

Leia o texto até o fim e se surpreenda.

  • Whey Protein. O Whey Protein pode ser consumido antes ou depois do treino (Fonte: Shutterstock) ...
  • Creatina. O uso da creatina deve ser combinado com um estilo de vida saudável (Fonte: Shutterstock) ...
  • BCAA. ...
  • Maltodrextina. ...
  • Albumina. ...
  • Glutamina. ...
  • Termogênicos.

De acordo com Bruna, quem está começando a fazer uma atividade física com foco em ganho de massa magra deve procurar por:

  1. Whey Protein.
  2. Creatina.
  3. BCAA.
  4. Maltodextrina.
  5. Albumina.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Caso não haja glutamina suficiente, a produção endógena pode demorar horas e até dias para restabelecer os valores normais após treinamentos intenso.

- Ganho de massa muscular magra; - Coadjuvante em algumas patologias do sistema gastrintestinal. Tomar 1 dose (5g) dissolvida em 200ml de água após o treino e outra dose antes de dormir.

A glutamina não fornece calorias para o organismo e, por isso, ela não emagrece ou engorda. O que pode acontecer, entretanto, é um aumento de peso devido ao ganho de massa muscular, mas não de gordura corporal.

Realmente o consumo vai diferenciar de indivíduo para indivíduo. Minha orientação é que seja consumida em jejum, ou, 15 a 20 minutos antes das principais refeições, para que sua função seja feita da melhor forma possível no intestino.

O ideal é que ela seja ingerida todos os dias da semana por um período contínuo para haver resultados positivos para o corpo. Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato.

Quanto tempo demora para a creatina fazer efeito no corpo? Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida.