O que é melhor coxão mole ou coxão duro?

Perguntado por: sguimaraes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O coxão mole possui menos colágeno, já o coxão duro tem uma quantidade maior. Isso não interfere na qualidade do corte. A diferença vai ser justamente na densidade. No caso do coxão duro, por ser mais rígido, se exige um cozimento mais lento.

O coxão mole é um corte constituído por fibras curtas e macias, com nervos e gordura. É uma carne mais macia do que o coxão duro. Como carne moída, serve perfeitamente no preparo de muitos pratos.

O coxão duro é uma carne utilizada geralmente em nosso dia a dia para bifes ou ensopados. Porém, é uma excelente opção para um churrasco mais em conta, com custos menores, pois é muito saborosa. E apesar do nome desse corte ser coxão duro, se bem preparado, você terá uma carne macia e suculenta.

Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes. Filé Mignon: uma carne nobre e macia, que rende o preparo de bifes com cortes realizados na parte mais fina do filé.

alcatra

Para o bife de uso diário são usados os cortes de primeira, carnes mais macias, geralmente a alcatra e o contra-filé. Dependendo dos hábitos, também são aceitáveis o coxão mole e o patinho, menos macios.

Filé mignon

Filé mignon
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.

A gordura do coxão mole é um ponto que merece atenção. Como nem sempre aparece entremeada nas fibras e em boa quantidade, a carne pode ficar seca, dura e sem suculência.

A capa de filé é um corte bovino que fica acima do filé ou até mesmo entre as costelas, e é considerada carne de segunda por conter uma textura extremamente desigual e ser cheia de nervos.

Uma carne perfeita pra ser moída, justamente por ser bem magra, é o patinho, que depois da moedura apresenta aquela cor vermelha super vistosa. Outras boas opções para preparar sua carne moída refogada são o coxão duro, o lagarto e o coxão mole.

Coxão mole
Possui bem pouca marmorização e quase nada de gordura. É também um tipo de carne magra e bem mais macia que o corte patinho.

O coxão mole (Cm6) e o fígado (Fig), provenientes de cortes com 6 mm de gordura de cobertura, são os que apresentam menores teores de gordura total e saturada (ao redor de 4 e 2 g/100 g, respectivamente).

Como deixar a carne macia: marinadas com suco de limão e de mamão, vinagre e bebidas alcoólicas são algumas das principais formas. Se quiser amaciar a carne e dar um toque de sabor ao mesmo tempo, uma ótima alternativa são as bebidas alcoólicas.

O coxão duro também é conhecido como chandanca, posta vermelha, perniquim, lagarto plano, lagarto vermelho, lagarto chato, coxão de fora, chã de fora ou lagarto atravessado. É uma carne com longas e rijas fibras, e gordura localizada na parte externa.

Coxão duro ou Chã de dentro ou, ainda, Ponta de Alcatra: é um pedaço com fibras grossas, mas menos macia que as do coxão mole. Mas de “primeira” , como esse. Coxão mole: constituído por fibras macias e curtas, com gordura e nervos.

Quatro opções de carnes mais baratas e saudáveis

  1. Lagarto. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha. ...
  2. Maminha. A maminha também é uma opção de carne mais barata. ...
  3. Fraldinha. A fraldinha pode ser grelhada, assada, na panela e também para o churrasco. ...
  4. Patinho.

Contra-filé
Parte do lombo do boi, próximo do filé mignon. Sua parte mais nobre é o centro. Versátil, esta carne serve para bifes e para ser frita inteira, principalmente o centro, como um saboroso rosbife. Ele possui 3/4 do lado recobertos por gordura.

O patinho é uma carne de primeira, com fibras macias. Pode ser utilizado para o preparo de bifes, cozidos e picadinhos. O coxão duro é uma carne de primeira, com longas e rijas fibras, e gordura localizada na parte externa. O seu cozimento é lento.

Maminha

Maminha. A maminha está entre as melhores carnes para churrasco. Ela é a parte mais macia da alcatra e tem sabor suave e suculento.

Kobe Beef

O Kobe Beef, ou seja, um boi produzido em Kobe, no Japão, pode ter sua carne vendida por até mil dólares o quilo, uma iguaria acessível a poucos sortudos! O valor se justifica, dado que a carne é qualificada conforme o grau de marmoreio de gordura entremeada.