O que é melhor colonoscopia ou tomografia?

Perguntado por: ereal9 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Os resultados obtidos no nosso estudo permitem concluir que os pacientes preferem a CTC à colonoscopia e que não há relação estatística entre a distensão colônica, a qualidade do preparo intestinal (fluido residual) e a preferência do paciente ou seu grau de desconforto.

O câncer de intestino é detectado com exames de imagem e através de pesquisa de sangue oculto nas fezes. O método mais eficaz de prevenção e diagnóstico é a colonoscopia, um exame simples feito com o paciente sedado.

Imagens anormais podem contraindicar a colonoscopia se indicar diverticulite aguda, distensão tóxica do cólon ou obstrução gastrointestinal. Em geral, os sintomas de longa data que são altamente sugestivos de síndrome do intestino irritável não justificam uma colonoscopia.

Para que serve a tomografia
Também auxilia na detecção de problemas graves como acidente vascular cerebral (AVC), aneurismas, embolia pulmonar, edema cerebral, derrame pleural, peritoneal ou cardíaco, além de ser utilizada em casos de traumas, podendo identificar ferimentos, fraturas ou hemorragias.

A tomografia abdominal tem inúmeras indicações, como lesões no abdômen, suspeita de tumores, de apendicite, diverticulite ou mesmo de infecção ou inflamação abdominal. Quando a suspeita é de um trauma no abdômen, os médicos buscam por líquidos ou hemorragias dentro ou fora dos órgãos.

Uma variação do exame, denominada enterografia por TC, permite que o médico visualize claramente o revestimento do intestino delgado e procure por tumores ou por estreitamento intestinal causado por inflamação (estenoses).

A tomografia abdominal é um exame importante para a detecção, avaliação e diagnóstico de inflamações, nódulos, tumores e outras alterações na região. Dependendo do objetivo do teste, é recomendado o uso de contraste para destacar áreas possivelmente afetadas e lesões.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Quando ele adentra na máquina, os detectores de raios X são acionados, captando imagens de diversas partes do corpo e de diversos ângulos. As imagens obtidas expõem os órgãos internos como se o organismo tivesse sido cortado em fatias.

O câncer de intestino é uma doença grave, com alta taxa de mortalidade e que abrange os tumores que se iniciam no cólon, no reto e no ânus. Porém, nem sempre é fácil identificá-lo, pois pode causar sintomas semelhantes aos de outras condições, como a síndrome do intestino irritável.

Os Sintomas de Câncer de Intestino

  1. Sangue nas fezes. Ao evacuar e perceber a presença de sangramento, já deve-se desconfiar que algo não está bem. ...
  2. Alterações significativas no formato das fezes. ...
  3. Constipação ou diarreia. ...
  4. Inchaço ou dor no abdômen. ...
  5. Perda de peso sem motivo específico.

Porém, a colonoscopia analisa as estruturas dos intestinos em busca de infecções, pólipos, possíveis irritações de mucosa, diverticulites e tumores.
...
Quais problemas de saúde a colonoscopia consegue detectar?

  1. Colites. ...
  2. Doença celíaca. ...
  3. Diverticulite. ...
  4. Doença de Crohn. ...
  5. Pólipos. ...
  6. Hemorroidas. ...
  7. Câncer colorretal.

As complicações da colonoscopia podem incluir: Reações adversas relacionadas com a preparação intestinal (náuseas, vómitos, dor abdominal, alterações hidroeletrolíticas) Hemorragia, maioritariamente após remoção de pólipos, dilatações ou colheita de biopsias.

Contra-indicações. O exame é contraindicado para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. No caso da tomografia com contraste, para pacientes diabéticos, é necessária a suspensão da Metformina (antidiabético oral).

O médico pode recomendar uma tomografia computadorizada para ajudar a: Diagnosticar distúrbios musculares e ósseos, como tumores ósseos e fraturas Identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo sanguíneo. Orientar procedimentos como cirurgia, biópsia e radioterapia.

Enquanto a tomografia usa a radiação ionizante, assim como o raio X, a ressonância é feita por meio de um campo magnético muito potente. Por ser mais barata e ter maior disponibilidade, a TC é mais utilizada – e inclusive costuma ser a primeira escolha dos médicos.

A Tomografia Computadorizada de abdome total é indicada para estudar órgãos como fígado, vesícula biliar, baço, rins, ureteres, glândulas supra-renais, pâncreas, estômago, intestinos delgado e grosso, parede abdominal, bexiga, próstata, vesículas seminais, útero e ovários.

A ultrassonografia é um método rápido para determinar de qual nódulo se deve coletar uma amostra para biópsia por aspiração com agulha fina. Por outro lado, o exame de tomografia computadorizada não é restringido pela atenuação do eco e distingue entre nódulos benignos e malignos.

O preço médio de uma tomografia abdominal total(inferior e superior) em São Paulo fica entre 220 e 650 reais.