O que é melhor carta de crédito ou consórcio?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

No final do contrato determinado pelas administradoras, todos os consorciados têm acesso à carta de crédito, que funciona como um vale compras, possibilitando a aquisição do produto ou contratação do serviço. Portanto, na verdade, não existe nenhuma diferença entre carta de crédito e consórcio: um faz parte do outro!

O consórcio é quando um grupo de pessoas se reúne para adquirir um bem. Já a carta de crédito, é um documento que o consorciado recebe quando contemplado para comprar o seu bem. Basicamente, um está relacionado ao outro.

De modo geral, ao vender uma carta de crédito o investidor tem um ágio correspondente a 10% do valor da carta de crédito. Então, por exemplo, se ao investir foi adquirida uma carta de R$200.000,00 com parcelas de R$1.275, com prazo de 200 meses, com grupo em andamento por 14 meses.

O principal lado negativo do consórcio é que sem um lance, você depende da sorte para ser contemplado. Ou seja, assim como você pode ser sorteado nos primeiros meses, também pode demorar a ser contemplado. E, na prática, ficar quase todo o prazo do consórcio para ter acesso ao bem.

Esses valores vão depender de cada grupo, do tipo de bem que você está adquirindo e dos prazos de quitação. Para se ter uma ideia, de acordo com Pinheiro, uma média histórica do mercado de consórcio para veículos aponta que, após 12 meses, lances de 40% do valor da carta de crédito costumam ser contemplados.

7 dias

Quanto tempo demora para liberação de carta de crédito? O tempo de liberação do crédito ocorre a partir de 7 dias, em geral. Entretanto, esse é o prazo mínimo. Alguns consórcios levam até 60 dias para liberar o crédito.

Não existe nenhuma lei que obrigue o consorciado a usar a carta de crédito contemplada em um determinado prazo. Portanto, é possível manter o documento enquanto o grupo de consórcio ainda estiver ativo.

Algumas delas trabalham com um prazo de 3 dias úteis e outras com 5, então pode variar muito, fique esperto para entender certinho com a sua administradora quanto tempo você vai ter para pagamento do lance após a contemplação.

Vamos explicar os motivos. Mas antes, saiba que o UP é o único que garante as contemplações mais rápidas no segmento. O consórcio nada mais é que uma modalidade de compra que vem atraindo o interesse de muitas pessoas nos últimos anos.

Para que seja possível utilizar a carta de crédito em dinheiro, é necessário considerar dois requisitos. O primeiro é estar em dia com as obrigações financeiras, ou seja, ter o consórcio quitado. O segundo, é aguardar o final do grupo — momento em que todos os participantes foram contemplados.

A principal desvantagem do consórcio é que o item adquirido não é visto imediatamente, por isso, muitas vezes o consórcio pode ser negativo para quem tem pressa em adquirir um bem.

O principal risco é o preço dos imóveis subir muito e a correção da carta de crédito não ser suficiente para comprar a residência no padrão desejado. No consórcio imobiliário, tanto o valor da carta de crédito quanto o saldo devedor dos participantes é corrigido periodicamente por um índice previsto no contrato.

A lista das cinco instituições com maior índice de reclamações segue com a Agibank Administradora de Consórcios, com 1.335 participantes ativos, a Reserva, que tem 4.936 consorciados, a Promove, com 4.758 cotistas, e CNK, que conta com 12.141 integrantes de grupos.

O primeiro e mais básico dos passos para ser contemplado mais rápido no consórcio é, logicamente, manter as suas cotas em dia. Isso não apenas ajuda a manter a saúde financeira do grupo, o que possibilita o máximo de contemplações possíveis, como também é um requisito para que você participe das assembleias.

O ideal é que o lance seja de 30% a 50% do valor total da carta de crédito. Mas sempre é importante observar as estatísticas do seu grupo de consórcio. No entanto, se você não tiver essa quantia, opte pela época do ano em que a concorrência costuma ser mais baixa, como é o caso de dezembro, janeiro e fevereiro.