O que é melhor cápsula ou comprimido?

Perguntado por: ecapelo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Melhor absorção - As cápsulas podem ter maior biodisponibilidade, o que significa que mais medicamento entra na corrente sanguínea, tornando-as um pouco mais eficazes do que os comprimidos em média.

Drágea: é um tipo de comprimido, mas é revestido de açúcar e corante (processo chamado de drageamento); Cápsula: é quando o princípio ativo é revestido de um invólucro solúvel duro ou mole, de formatos e tamanhos variados.

As cápsulas são administradas por via oral. As principais vantagens são a facilidade na liberação e administração do fármaco, melhor conservação e apresentação, além de permitir a prescrição personalizada e maior velocidade na execução da formulação.

Dissolução das Cápsulas A cápsula mole demora de 20 a 30 minutos para se dissolver no estômago. Ao entrar em contato com água, a parte externa absorve a água e começa a inchar, acabando por dissolver completamente.

Túnel até a barriga. Os medicamentos passam pela garganta, descem pelo esôfago e chegam ao estômago. Lá, o ácido clorídrico quebra o comprimido em pedaços menores. As drágeas e cápsulas são resguardadas por películas, e isso impede que elas sejam destruídas nessa fase.

O lacre ou selo de segurança deve ser bem fechado, sem rompimento ou rasuras. A presença de adesivo no lacre é uma maneira de garantir a inviolabilidade do lacre.

Uma resolução de 2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que comprimidos revestidos, medicamentos com liberação controlada, cápsulas, drágeas e pílulas não podem ser partidos. A advertência deve constar na bula dos remédios. É permitida a quebra de comprimidos sulcados e não revestidos.

E você, já teve essa dúvida? O ideal é sempre evitar partir comprimidos. Especialmente aqueles que são revestidos, nunca devem ser divididos, pois já apresentam uma cápsula de proteção para que a substância ativa só seja absorvida a nível intestinal.

No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.

Como engolir cápsulas com mais facilidade

  1. Coloque a cápsula em sua língua.
  2. Tome um gole médio de água, mas não engula ainda.
  3. Incline sua cabeça para frente, aproximando um pouco o queixo do peito.
  4. Engula a cápsula e a água ainda com a cabeça inclinada para frente.

Abrir a cápsula de qualquer tipo de medicamento compromete a ação dele, os revestidos liberam aos poucos o princípio ativo. Sua dificuldade para engolir pode ocorrer devido ao medo de deglutir, como uma sensação que vai engasgar ou acontecer alguma coisa.

Intramuscular (IM)
A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.

Mas, além de gelatina, elas podem conter também materiais como plastificante, corantes, agentes opacificantes e conservantes que permitem a formação das cápsulas e melhoram seu desempenho. Além disso, essas cápsulas contêm de 12 a 16% de água, mas o teor de água pode variar, dependendo das condições de armazenamento.

A cápsula protege a célula bacteriana contra a fagocitose por células eucarióticas como os macrófagos. Um anticorpo específico para a cápsula pode ser necessário para que a fagocitose ocorra. A cápsula também contém água, o que protege a bactéria da desidratação.

O medicamento manipulado chega a custar de 40% a 50% menos que os industrializados, apresentando a mesma qualidade. Essa grande diferença ocorre porque os medicamentos manipulados são fabricados na quantidade certa para que o cliente siga o tratamento, não existindo sobras e desperdício.

Já as cápsulas vegetais, visualmente são muito parecidas com as cápsulas gelatinosas (normais), mas a grande diferença está na sua composição, que é feita totalmente de polímeros de origem vegetal, conhecido como hidroxipropilmetilcelulose (HPMC).

Consumo de suplementos alimentares, em grande variedade no mercado, deve ser feito de forma cautelosa. Médicos alertam para a necessidade de avaliação nutricional anterior. O que vai no prato pode ter efeito significativo sobre nossa saúde, prevenindo e mesmo tratando doenças.

Uma pílula padrão se dissolve em 10 minutos. A segunda melhor opção é de pé, pois o remédio dilui em cerca de 23 minutos, apenas um pouco mais rápido do que deitado de costas.

Em quanto tempo o remédio em comprimido faz efeito? De 20 a 30 minutos, em média. Vale lembrar que esses tempos de efeito podem variar de acordo com a fórmula do medicamento.