O que é melhor caminhar ou correr?

Perguntado por: rcruz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

"Caminhar tem infinitos benefícios e rara contraindicações, é muito difícil alguém se lesionar caminhando. Correr, no entanto, a depender da intensidade, atrapalha no emagrecimento e até pode construir mais gordura", observa o especialista.

Ao caminhar, seu corpo se desloca lentamente a partir dos movimentos das pernas. Correndo, você se move de maneira acelerada, utilizando-se da força de impacto dos membros inferiores.

60 minutos

Segundo o cardiologista Nabil Ghorayeb, para quem tem como meta emagrecer, a caminhada ajuda perder barriga se for feita idealmente por no mínimo 60 minutos por dia. E a constância é muito importante.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Estando atento a isso, nos resta saber que correr é mais intenso, logo exige mais gasto calórico". Para se ter noção, uma corrida de uma hora de duração queima, em média, cerca de 900 calorias. Esse valor varia bastante de acordo com alguns fatores, como peso, sexo, intensidade da atividade, entre outros.

8 melhores exercícios para perder barriga rápido

  • Burpee. O burpee é um exercício simples que trabalha o corpo todo e não exige uso de material e, por isso, pode ser feito em qualquer lugar. ...
  • Bicicleta no ar. ...
  • Escalador cruzado. ...
  • Prancha. ...
  • Abdominal reverso. ...
  • Abdominal solo. ...
  • Abdominal com os pés elevados. ...
  • Posição de barco.

7 melhores exercícios aeróbicos para perder a barriga

  1. Pular corda. ...
  2. Jump. ...
  3. Subir e descer escadas. ...
  4. Caminhada ou corrida na esteira. ...
  5. Repetição de movimentos. ...
  6. Dançar. ...
  7. Pedalar.

Os treinos chamados de Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) são mais eficazes para aumentar a queima de gordura do que os aeróbicos. A conclusão é de um novo estudo publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine conduzido por pesquisadores australianos.

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.

Melhora a circulação
Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

Apesar da caminhada ser uma excelente atividade física, isoladamente ela não consegue provocar um ganho de massa muscular, nem mesmo nos membros inferiores. Os músculos são formados por fibras que, ao receberem estímulos, reagem para se adaptar ao estresse e, assim, crescem.

Quantos quilos se perde numa caminhada de 1 hora? A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício. Quando além da caminhada é associada uma dieta hipocalórica é possível perder até 8 kg por mês.

Enquanto a caminhada logo durante a manhã ajuda a injetar aquele combustível para você iniciar o seu dia, caminhar à noite ajuda o seu corpo a reduzir os níveis de cortisol e elimina o estresse. Assim, fazer alguma atividade nesse horário pode ser o segredo para terminar o seu dia bem e relaxado.

Caminhar todos os dias melhora sua musculatura, que com a idade tende ir perdendo força muscular, massa muscular. Aumenta a massa óssea, evita com que você fique com osteopenia e osteoporose, e acredite ou não, as dores nas articulações são reduzidas.

Correr emagrece ou define? A corrida pode ser uma aliada em tanto quando o assunto for emagrecimento, afinal, proporciona alto gasto calórico e, por isso, auxilia na queima e na redução do percentual de gordura do praticante. Porém, para que isso aconteça, a prática deve estar alinhada à uma alimentação balanceada.

A corrida e outros exercícios aeróbicos extenuantes como o ciclismo, por exemplo, podem causar alterações na pele e nos tecidos subcutâneos que refletem diretamente na aparência da pessoa.

Quando você corre por mais de 30 minutos, seu organismo começa a produzir neurotransmissores (como a endorfina) responsáveis pela sensação de euforia, prazer e relaxamento. Eles turbinam o humor. O exercício ainda ajuda a aumentar o nível de testosterona, hormônio ligado ao vigor e à disposição física.

Em geral, você pode calcular o total de calorias gastas em uma corrida multiplicando o seu peso em pounds (lembre-se que 1 kg é igual a 2,2 pounds) por 0,75. Por exemplo, uma pessoa que pesa 73 kg (ou 160 pounds) queima 120 calorias em uma corrida de 1,6 km.

Fazer caminhada meia hora diariamente é capaz de torrar mil calorias por semana e secar até 4 quilos por mês - o suficiente para diminuir um número na etiqueta! Meia hora, cinco vezes por semana.

Correr 4 vezes na semana tem sido o “número mágico” para grande parte dos corredores que já treinam corrida há algum tempo. Ele permite bons dias de descanso, ao mesmo tempo que garante um volume relevante em termos de quilometragem.