O que é melhor beber cerveja ou whisky?

Perguntado por: rgentil8 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Ambas as bebidas possuem efeitos diferentes no organismo. A cerveja é uma bebida diurética, que estimula a produção de urina e pode causar desidratação se consumida em excesso. Já o whisky pode causar irritação no estômago e no esôfago, além de aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Algumas pesquisas têm apontado que o consumo moderado do whisky pode aumentar e melhorar o desempenho cognitivo, reduzindo as chances de demência e doenças como o Alzheimer. O ácido elágico, substância presente na bebida, ajuda a combater os radicais livres, que ajudam a provocar o declínio da mente.

Uma garrafa de cerveja com 355ml produz em média 153 kcal. Uma dose de 50ml de whisky produz 115 kcal aproximadamente. Ou seja, duas doses de whisky vão engordar mais do que uma garrafa de cerveja long neck.

Já a OMS define como dose padrão 10g de etanol puro, e recomenda que homens e mulheres não excedam duas doses por dia e que se abstenham de beber pelo menos dois dias por semana.

As bebidas açucaradas, incluindo refrigerantes (não diet), cerveja sem álcool, leite, café e chás, também foram associadas ao maior acúmulo de gordura no fígado. Os pesquisadores sugerem, então, que o consumo de álcool e do açúcar das bebidas pode contribuir para o acúmulo de gordura no fígado.

Tanto o café quanto o chá têm efeito inverso ao das bebidas açucaradas: eles diminuem o risco desses problemas no fígado sem efeitos adversos significativos, segundo o estudo. Mas um lembrete importante: as bebidas que conquistaram esses resultados não tiveram adição de açúcar, mel ou qualquer tipo de adoçante.

Um consumo moderado da bebida pode melhorar significativamente a capacidade do seu corpo regular os níveis de insulina e glucose e, consequentemente, diminuir as hipóteses de vir a ter diabetes. É comum servirem whiskey como digestivo após as refeições.

Adicionar gelo a um Single Malt Scotch Whisky pode revelar outras notas mais delicadas, mas é bastante improvável que uma pedra de gelo seja colocada no seu whisky durante uma degustação. A maneira mais simples de apreciar seu whisky é bebendo-o puro, limpando seu paladar com água fria entre os goles.

Para quem quer apenas petiscar, o whisky vai bem com queijos e todos os tipos de nozes e castanhas.

Bebidas alcóolicas que têm menos calorias são a cerveja e o vinho.

Bebidas destiladas, como vodca, tequila, rum e gim, não contêm açúcares ou carboidratos naturalmente.

Tanto a cachaça quanto a vodca são destiladas e oferecem cerca de 100 kcal por dose. O problema maior é adição de açúcar, ultrapassando as 300 kcal. Assim, a melhor opção é substituir por adoçante e apostar na caipisaquê, que é a menos calórica das três.

Uísque: destilado de grãos fermentados, como o trigo ou a cevada, e envelhecido em tonéis de madeira. Nutricionista entrega qual bebida tem menos toxina e, portanto, dá menos ressaca.

Além de aumentar a pressão arterial, pode causar derrame, mas, mais comumente, causa fadiga, náuseas, irritação do estômago, dor de cabeça.

No caso da Vodka, whisky, entre outras, o teor alcoólico é dez vezes maior do que da cerveja. Então, a ingestão diária de um copo grande desses destilados equivale a 64 gramas de álcool no organismo, ou seja, quase o limite para o risco aumentado de cirrose.

Pelo menos 1 vez por semana, consumo de mais de 3 drinks em um único dia para mulheres ou mais de 4 drinks em um único dia para homens. Um episódio de embriaguez por semana. Consumo de mais de 20 dias seguidos de bebidas alcoólicas em qualquer quantidade.