O que é melhor batata ou macarrão?

Perguntado por: afreitas8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Segundo um estudo publicado na Science Direct, as pessoas de dieta demonstraram perder mais peso quando sua dieta inclui macarrão regularmente. A análise também permitiu descobrir que macarrão é melhor para os níveis de glicose no sangue pós-refeição do que pão ou batata.

Como dá para perceber, a batata inglesa tem algumas vantagens (ainda que pequenas) em comparação ao arroz branco. Isso porque ela é menos calórica, carrega menos carboidratos e um pouco mais de fibras. Portanto, ela pode ser a melhor opção. Contudo, se você não abre mão do arroz, não precisa se preocupar.

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.

A seguir, confira algumas bem populares.

  1. Arroz. O arroz é a base da alimentação de muitos povos, incluindo o brasileiro. ...
  2. Pães e massas. Os pães e as massas feitos com farinha de trigo são uma excelente fonte de carboidratos. ...
  3. Batata inglesa. ...
  4. Batata-doce. ...
  5. Mandioca. ...
  6. Inhame. ...
  7. Milho. ...
  8. Aveia.

Apenas evitar os carboidratos refinados (açúcar, doces, pão branco, etc) deve ser suficiente, especialmente se você mantiver sua ingestão de proteína alta.

Para ajudar em sua perda de peso, selecionamos uma lista com cinco alimentos que devem ser evitados durante a fase de emagrecimento.

  • Açúcar. O açúcar certamente é um grande vilão para quem busca emagrecer, principalmente o refinado. ...
  • Sal. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Alimentos industrializados. ...
  • Alimentos com Gorduras trans.

- EVITE: carboidratos refinados Açúcar, macarrão, biscoito, pão branco e doces em geral possuem poucas fibras e fazem você sentir fome pouco tempo depois de se alimentar, pois são absorvidos rapidamente pelo organismo.

As variáveis são muitas e, por isso, consultar o seu nutricionista é a melhor opção. Ou seja, no geral, uma batata por dia, seja cozida ou assada, cabe dentro de uma alimentação balanceada.

Por isso, se o seu objetivo na dieta é o controle de peso, o mais indicado são as massas sem recheio, como penne, fusilli e talharim, com molho de tomate caseiro. Além disso, evite acrescentar uma porção de queijo para não aumentar o valor calórico.

A batata-inglesa é a mais utilizada e tem um pouco menos de calorias do que a batata-doce e a batata-baroa.

Os altos índices de carboidratos encontrados na batata fazem esse vegetal carregar a fama um tanto quanto injusta de "alimento que engorda". Mesmo quem quer perder peso ou não quer ganhar quilos, pode incluir a batata no cardápio.

Os alimentos que engordam mais são os fritos e congelados. Eles contêm muitas calorias e gorduras saturadas, o que pode aumentar o seu peso e até mesmo causar problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, outros alimentos que engordam são aqueles ricos em açúcar.

Entretanto, especialistas alertam: embora seja uma fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides e, claro, engordar. No Brasil, os três pratos favoritos escolhidos pela população foram lasanha, arroz e massa, de acordo com o estudo.

Os substitutos do arroz e do macarrão podem ser usados em diversas preparações, como sopas, saladas, sucos e vitaminas, por exemplo.

  1. Quinoa. ...
  2. Amaranto. ...
  3. Espaguete de abobrinha. ...
  4. Batata doce. ...
  5. Trigo sarraceno. ...
  6. Bulgur. ...
  7. Cuscuz.

Macarrão integral
O macarrão integral é preparado com farinha de trigo integral, no lugar da farinha de trigo comum, por isso contém mais fibras. As fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a fome, melhoram o funcionamento do intestino e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

O que recomendamos é optar por alimentos saudáveis, priorizar o consumo de proteínas (ovos, queijos, atum, peixes, carne, frango, tofu, grão de bico e feijão), carboidratos (tapioca, pães integrais, batata, batata doce, mandioca, arroz integral, macarrão integral e frutas) e gorduras boas (azeite, abacate e castanhas).