O que é melhor ativador de cachos ou creme de pentear?

Perguntado por: ocrespo5 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Por ter uma ação mais intensa, o ativador apresenta uma composição rica em óleos e deve ser usado em menor quantidade comparado a outros produtos, como o próprio creme de pentear. Dessa forma, ele proporciona uma maior nutrição aos fios, ao mesmo tempo que reduz o seu volume e frizz.

Quando usar o ativador de cachos?

  • Sempre que os fios estiverem ressecados e sem definição;
  • Depois de lavar o cabelo com shampoo, condicionador ou máscara;
  • Durante a transição capilar;
  • Na finalização ou quando fizer penteados;
  • No day after.

Na verdade, eles são bem parecidos sim, tanto no jeito de aplicar quanto nos benefícios. A principal diferença é que o creme, como o nome já sugere, é próprio para ajudar no desembaraço dos fios. Já o ativador, por sua vez, é indicado para quem gosta de cachos modelados, com muita definição e zero frizz.

O produto deve ser aplicado com as madeixas limpas e úmidas. Veja como fazer: Depois de lavar seus cabelos com shampoo e condicionador específicos para cacheados, seque-os com papel toalha - que ajuda a reduzir os fios rebeldes - e então, comece a aplicação do ativador.

Além de garantir cachos mais definidos, o produto também é usado para controlar incomodos comuns entre as cacheadas e crespas, como o frizz. Para surpresa de alguns, o ativador de cachos ainda pode hidratar as madeixas, permitindo mais brilho e maciez até a próxima lavagem.

O ativador de cachos é um adicional perfeito para modelar e dar brilho aos caracóis. Diferente do creme para pentear, o ativador de cachos tem como principal função modelar os cabelos com precisão e, portanto, deve ser usado após o creme.

Como fazer a fitagem?

  1. Passo 1: Lave os fios com shampoo para o seu tipo de cabelo (cacheado, crespo ou ondulado). Enxágue bem. ...
  2. Passo 2: Com o cabelo úmido, divida os fios em quatro partes (duas na frente e duas atrás). ...
  3. Passo 3: Comece pela região próxima à nuca. ...
  4. Passo 4: Espere o cabelo secar naturalmente.

Basta separar o cabelo limpo em mechas, aplicar um pouco de creme para pentear ou leave-in, e enrolar mecha por mecha ao redor do bigudinho. Deixe algumas horas ou até o cabelo secar completamente. Retire os acessórios, solte os cachos com os dedos e finalize com um óleo de argan.

Após a lavagem com shampoo e condicionador, passe um leave-In em seus fios ainda molhados e prenda o cabelo; Ao sair do banho faça um fitagem superficial - penteando seus fios com os dedos; Deixe secar naturalmente. Seus cachos ficarão lindos e volumosos, pode apostar!

A gelatina para cabelo cacheado ajuda na transição capilar
Além disso, ainda é possível combinar o uso da gelatina para cabelo cacheado com o ativador de cachos para turbinar a definição. Mas lembre-se: é importante saber dosar a quantidade de cada produto para evitar o aspecto pesado.

Assim como o creme de pentear, esse produto é um definidor e pode ser usado tanto sozinho quanto em conjunto com outros finalizadores. A gelatina ajuda a eliminar o frizz, deixando os cachos mais alinhados e seu day after muito mais duradouro. E ela também pode ser coringa na hora de fazer penteados!

Ao aplicar os cremes na raiz do cabelo, os fios ficarão pesados, impedindo que a raiz fique soltinha e volumosa. Além disso, o excesso de produtos no couro cabeludo pode ocasionar caspa. Por isso, aplique sempre os finalizadores no comprimento e passe apenas o “restinho” de produtos que fica nas mãos na raiz.

O secador é uma das ferramentas mais utilizadas para diminuir o fator encolhimento dos fios. Para isso, jogue os cabelos para a frente e direcione um jato quente diretamente na raiz, isso fará com que eles fiquem mais soltos e, consequentemente, o fator encolhimento diminua.

A boa notícia é que usar o óleo de uva no cabelo auxilia muito na definição dos cachos. Aloe vera – é um ativo hidratante.