O que é melhor ar seco ou úmido?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Clima seco ou úmido? Qual é a melhor umidade do ar? Para a saúde humana, o ideal é que haja equilíbrio – nem muito seco, nem muito úmido – e que a umidade relativa do ar permaneça entre 50% e 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Problemas respiratórios, como alergias e asma, também ficam mais fáceis de controlar. Já a queda da umidade prejudica a passagem de ar pelas vias aéreas, uma vez que elas ficam mais ressecadas. Com isso, há o aumento do surgimento e da probabilidade de intensificação de doenças respiratórios.

Impactos causados pela umidade
Os esporos produzidos pelo mofo e que pairam pelo ar podem criar quadros alérgicos e de rinite, agravar a asma, causar tosse seca, dores de cabeça e transmitir bactérias que levam a infecções.

5 sinais de que você está sofrendo com o tempo seco
Garganta seca; Dor de garganta; Nariz entupido; Saída de secreção do nariz.

Quanto mais alta a temperatura e mais húmido o ar, mais lenta será a evaporação do suor, que ajuda a dissipar o calor e a arrefecer o corpo. Neste caso, em ambiente fechados, é muito aconselhável usar o Desumidificador. Abaixo dos 40% HR, o ar é considerado seco.

De forma geral, o ar excessivamente úmido pode aumentar tanto a sensação de calor quanto a de frio. Em um dia frio e nublado, a sensação térmica será de temperatura mais baixa do que os termômetros realmente marcarem. Já em um dia quente e úmido, mesmo sem muito sol, a sensação será de mais calor.

Tanto a umidade excessiva quanto a muito baixa podem causar diversos problemas, mas você sabe qual é a umidade relativa do ar adequada? Geralmente, a umidade do ar ideal para ambientes fechados é de 45%. Quando esse valor está abaixo dos 30%, o ar está muito seco. Quando ele está acima dos 50%, muito úmido.

Como saber se o ambiente está muito úmido? Hoje em dia, existem mecanismos que medem a umidade relativa do ar em casa, como o higrômetro, por exemplo. Quando o indicador está acima de 65%, o ambiente está demasiadamente úmido. Mas os efeitos da umidade alta são visíveis mesmo sem equipamentos.

50%

Quando o calor está associado ao tempo seco, há baixa umidade do ar. A umidade ideal para dormir fica entre 30 e 50%.

50%-60%

O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50%-60%. Acima ou abaixo desse percentual, a umidade pode oferecer riscos à saúde e aos bens materiais.

Umidade alta: O que significa? A umidade relativa do ar é a quantidade de água presente no ar em forma de vapor, que pode ser medida de 0 a 100%. O excesso de umidade está presente no ar, quando os níveis de umidade estão acima de 60%.

A humidade e o sono não são necessariamente incompatíveis. No entanto, mesmo que por um lado um quarto húmido seja prejudicial, o ar demasiado seco aumenta os problemas de respiração. Para ter um ambiente adequado, recomenda-se que haja uma humidade relativa entre 40 e 70%.

Sintomas causados pelo mofo
Quando o esporo do mofo se espalha, ou seja, quando eles ficam soltos no ar e são inalados, é extremamente comum que o sistema imunológico da pessoa reaja com espirros, obstrução nasal, tosse, falta de ar e coceira.

A umidade do ar tem impactos diretos na saúde humana. Quando muito alta, pode aumentar o desconforto térmico e desencadear a proliferação de fungos. Quando muito baixa, resseca a mucosa das vias aéreas e aumenta a irritação nos olhos, nariz e garganta, podendo agravar crises alérgicas e respiratórias.

Como melhorar a umidade do ar: 7 técnicas que dão certo

  1. Invista em aparelhos umidificadores. ...
  2. Água no fogão: faça um umidificador caseiro. ...
  3. Aposte nas plantas dentro de casa. ...
  4. Coloque um balde de água nos cômodos. ...
  5. Pendure toalhas molhadas no quarto. ...
  6. Aproveite o vapor da água do banho. ...
  7. Mantenha a casa limpa e arejada.

Confira os principais:

  1. Hidrate-se constantemente. ...
  2. Aposte em uma alimentação saudável. ...
  3. Combata o ressecamento das vias aéreas. ...
  4. Evite exposição solar. ...
  5. Umidifique o ambiente. ...
  6. Escolha bem o horário da prática de exercícios. ...
  7. Mantenha a hidratação da pele. ...
  8. Faça o controle do seu lar.

Clima seco: saiba como adaptar a sua casa

  1. Espalhe toalhas molhadas e recipientes com água pela casa. ...
  2. Mantenha os cômodos arejados. ...
  3. Invista em um bom umidificador de ar. ...
  4. Use borrifadores de água. ...
  5. Aposte no poder das plantas. ...
  6. Evite o uso de vassouras. ...
  7. Fique longe do ar-condicionado. ...
  8. Hidrata-se.

Quando o nível cai para menos de 30%, os prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes: dor de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos que ficam vermelhos e congestionados, ressecamento da pele, cansaço.