O que é melhor Airfryer ou microondas?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Airfryer é ótima para fazer carne, frango, peixe, e tanto outros, além de alimentos que seriam normalmente fritos numa frigideira imersa de óleo. Já o forno micro-ondas é ótimo para descongelar, requentar comida que sobrou, fazer algo ultra rápido, como por exemplo, ferver água para fazer miojo.

Forno elétrico é ideal para preparo de alimentos mais saborosos. Se o micro-ondas funciona com o objetivo de deixar tudo mais prático e rápido, o forno elétrico tem como principal característica o preparo de alimentos mais saborosos, mantendo a consistência natural da comida.

Air fryer consome menos energia do que forno
E conferiu na sequência o medidor de eletricidade para ver quanta energia havia sido usada. A equipe do programa comparou a air fryer a um forno elétrico para fazer a comparação.

Exposição a forno de micro-ondas pode provocar câncer.
O forno de micro-ondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo.

Felizmente para quem precisa de praticidade no dia a dia, essa informação não passa de um mito. De acordo com a própria OMS (Organização Mundial da Saúde), se o aparelho for utilizado de acordo com as instruções do fabricante, não há qualquer perigo ou malefício ao utilizá-lo para esquentar sua comida .

– Você pode usar qualquer tipo de forma de metal, seja alumínio, inox, antiaderente, assadeiras e potinhos de vidro refratário, porcelana ou cerâmica que suportem altas temperaturas e silicone. Na dúvida se pergunte: “Isso vai ao forno?”, se a resposta for sim, também pode ir na AirFryer.

Alimentos que soltam muito vapor ou fumaça, como uma peça inteira de picanha, também são um risco para a parte elétrica da airfryer. Alimentos com muito queijo ou empanados não são os melhores para se usar no aparelho devido à dificuldade para fazer a limpeza depois.

O primeiro passo para esquentar comida na airfryer épreaquecer o aparelho para garantir que toda a porção do alimento esquentará de forma homogênea. Você pode programar para um período de 3 a 5 minutos a 200 °C. Depois disso, é só colocar o recipiente com o alimento que você quer esquentar dentro do cesto.

Materiais como cerâmica vitrificada, porcelana, louça e vidros são seguros pro eletrodoméstico. Mas se sua porcelana ou louça tiver algum detalhe em metal, daí não pode usar!

Alguns alimentos, se levados de forma incorreta ao micro-ondas, podem explodir e causar machucados ou até um curto-circuito no ambiente. Além disso, materiais como garrafa térmica, metais (o alumínio também!), plástico e sacos não devem ir ao aparelho, pois podem pegar fogo ou explodir.

4 materiais que não podem ir ao micro-ondas (e você pode estar usando!)

  • Alguns tipos de plástico. Alguns tipos de plástico, quando aquecidos, liberam substâncias como, a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos. ...
  • Papel-filme. ...
  • Isopor. ...
  • Alumínio. ...
  • Prefira cerâmica e vidro.

Em média, a air fryer consome um pouco menos que um forno elétrico médio (por volta de 40 litros) se for usada pelo mesmo período de tempo. Porém, o tempo de preparo do mesmo alimento é muito mais rápido na air fryer, reduzindo o consumo se colocado os valores lado a lado do preparo do alimento em si.

Em princípio, há fabricantes de panela que, inclusive, recomendam a abertura durante o funcionamento da fritadeira, a fim de “mexer” os alimentos, de tal modo que eles cozinhem por igual.

Chuveiro elétrico

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.

2. Micro-ondas causa câncer. Mito! A energia emitida pelo micro-ondas é a radiação não ionizante, diferente das máquinas de raios-X, e por esse motivo, eles não são capazes de promover alterações nas células corporais e provocar o aparecimento de câncer.

É preciso ter muito cuidado ao ferver água sozinha no seu micro-ondas. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo (um saquinho de chá, por exemplo), inicia-se uma ebulição a 100ºC que pode provocar “espirros fervendo”.

Assim como no caso da airfryer, não há evidências científicas de que o uso do micro-ondas seja o responsável por oferecer novos riscos à saúde. Portanto, tanto o micro-ondas quanto a airfryer são eletrodomésticos que podem ser utilizados no dia a dia para a preparação dos alimentos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os fornos de micro-ondas, desde que usados de acordo com as instruções do fabricante, são seguros e convenientes para aquecer e cozinhar alimentos.

O micro-ondas não doura e não deixa os alimentos crocantes. As comidas não podem ser cozidas em recipientes metálicos, porque o metal bloqueia as micro-ondas. O aparelho deve seguir padrões de segurança para assegurar que o mínimo de radiação seja emitida, em níveis que não provoquem efeitos nocivos.