O que é melhor Airfryer ou forno elétrico?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Sendo assim, por ser de tamanho menor e esquentar com mais facilidade, o preparo na air fryer fica mais fácil e rápido. Porém, se você busca deixar o alimento bem gratinado e com aquela casquinha gostosa — especialmente de queijo —, a melhor opção para você é o forninho.

Escolhemos a Fritadeira Air Fry Oven Philco 4 em 1 por ser a melhor em custo-benefício, além de entregar a função de “desidratar” e muitas outras utilidades.

- Além de “fritar” alimentos, a airfryer pode funcionar como um forno. É possível fazer bolos, pão de queijo, pães de vários tipos e tudo que normalmente se faz assado na fritadeira elétrica. A diferença gira em torno da quantidade de comida por vez.

Logo, pela maior circulação do ar, o alimento cozinha melhor e de forma mais rápida, tornando a fritadeira elétrica mais vantajosa. Para comprovar isso, precisamos ter em mente que a air fryer gasta em torno de 1 kWh, enquanto o forno comum gasta 0,12 a 0,33 gramas de gás por hora.

O consumo energético da air fryer é maior que o do micro-ondas. Porém, em geral, ela tem uma potência maior, otimizando seu uso e garantindo um tempo reduzido para o preparo das receitas”, explica a executiva da Philco.

Quem tinha dúvida se a fritadeira elétrica consome muita energia agora sabe que ela gasta praticamente o mesmo que a panela elétrica ou o grill. Além disso, a fritadeira elétrica ainda tem a vantagem de preparar os alimentos em menos tempo que alguns destes eletros da tabela, como o forno elétrico convencional.

Consumo energético
O consumo de energia dos fornos elétricos não é pequeno, mas vale a pena. A média de gasto de um aparelho é de 15 kW por mês.

Forno elétrico: quais receitas você pode fazer no equipamento?

  • Mini omelete de forno.
  • Sanduíche de forno gratinado.
  • Macarrão fácil de forno.
  • Hambúrguer caseiro assado.
  • Arroz de forno cremoso com legumes.
  • Pudim de leite condensado no forno.

Quando falamos em quantidade, o forno elétrico consegue preparar mais do que a air fryer. Além disso, é possível fazer pratos que a primeira não consegue, como bolos, tortas e lasanhas. E também há a capacidade do cozimento de mais de um prato ao mesmo tempo.

Se a sua preocupação maior é o consumo de energia, saiba que o micro-ondas consome muito menos se comparado ao forno elétrico!

De acordo com a nutricionista Priscilla Primi, colunista do GLOBO e mestre pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), sim. — A air fryer prepara um alimento com uma qualidade nutricional melhor que a fritura de imersão e com aspecto e crocância parecido.

O primeiro lugar da nossa lista de melhores Air Fryers para comprar em 2022 é o modelo Oven 3 em 1 da Oster. Os modelos que entregam mais capacidade e funcionalidades vem ganhando cada vez mais espaço nos lançamentos das marcas, pois trazem maior praticidade e usabilidade em um único aparelho.

Para ser uma boa candidata a melhor air fryer, seu cesto e sua cuba antiaderentes podem ir à lava-louças, o que facilita muito a manutenção. Além disso, o timer vai até 60 minutos e a temperatura, até 200°C.

Quando se tem tempo sobrando, dá para cozinhar no tradicional fogão, com toda a calma que algumas receitas merecem. Mas quem procura ainda mais praticidade no dia a dia pode contar com uma airfryer em casa, além de panela de pressão, panela e forno elétricos.

Qualquer prato ou assadeira que possa ser levada ao forno poderá ser utilizada na Airfryer, seja de vidro, cerâmica, metal ou silicone.

Melhores marcas de Air Fryer

  • Air fryer Philco. A air fryer Philco é uma das mais conceituadas e bem avaliadas do mercado, tanto pela qualidade da marca quanto pela variedade em suas linhas. ...
  • Air fryer Mondial. ...
  • Air fryer Britânia. ...
  • Air fryer Electrolux. ...
  • Air fryer Oster. ...
  • Air fryer Multilaser.

Dentre as análises dos usuários, a Airfryer da marca Britânia foi a que demonstrou o menor gasto de energia elétrica. Com uma capacidade interna de cerca de 3,2L, seu termostato varia entre temperaturas que vão de 80 °C a 200 °C. Ela trabalha com uma potência de 1400W, estando disponível em versões 127v e 220v.

Um resultado do levantamento que pode surpreender é o fato de o chuveiro a gás sair mais caro que o elétrico. — A troca por um chuveiro eletrônico, por exemplo, pode significar uma economia ainda maior — destaca Marco Souto, diretor de operações da Max Eficiência Energética.

Airfryer é ótima para fazer carne, frango, peixe, e tanto outros, além de alimentos que seriam normalmente fritos numa frigideira imersa de óleo. Já o forno micro-ondas é ótimo para descongelar, requentar comida que sobrou, fazer algo ultra rápido, como por exemplo, ferver água para fazer miojo.

Vamos usar as mesmas referências da conta anterior: uma airfryer que consome 1,9 Kwh. Nesse caso, ela vai ficar ligada 30 dias durante 30 minutos, o que dá o total de 900 minutos no mês. Transformando isso em horas, temos 15 horas. Então: 15h x 1,9KWh = 28,5 Kwh/mês.

Como funciona o forno elétrico? Esse tipo de forno funciona por meio do aquecimento de uma ou mais resistências e tem como característica principal o preparo mais natural dos alimentos, mantendo o interior mais macio e suculento e o exterior crocante.