O que é melhor 110 ou 220?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Equipamentos ligados em tensão 220 volts consomem menos em relação aos ligados em 127 Volts.. Abraços. A vantagem é a economia no cabo, somente. O melhor é você ter os aparelhos na tensão que a concessionária te fornece.

Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.

Se a fiação de uma casa for dimensionada de acordo com os padrões atuais, aparelhos de 110 e 220V trarão o mesmo gasto. Mas o consumo nos fios depende da voltagem do aparelho, e se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V.

Agora, se ligarmos um aparelho 220V numa tomada de 110V, o aparelho pode não queimar, mas aí sim tem seu desempenho reduzido, trabalhando em menor potência. Por isso, é necessário usar transformadores para converter a voltagem e poder utilizar seus aparelhos sem que eles queimem ou haja uma redução no desempenho.

O que consome mais energia: 110v ou 220v? A voltagem da sua geladeira tem impacto no consumo de energia. Eletrodomésticos 110v podem gastar mais eletricidade do que suas versões 200v.

Independentemente da tensão elétrica, os equipamentos funcionam com a mesma potência elétrica. Portanto, quanto ao consumo de energia elétrica, não haverá diferenças significativas entre 110 V e 220 V.

Muita gente se pergunta se o tradicional forno elétrico gasta menos energia do que uma Airfryer convencional. Em geral, o consumo dos dois eletrodomésticos é equivalente em termos de energia, onde o valor das contas no final do mês é praticamente o mesmo.

Lembrando que, geralmente, o chuveiro de 220 volts esquenta um pouco mais do que o de 110, mas ambos consomem uma quantidade parecida de energia.

Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Qual é a tensão com manutenção mais barata? Resposta Esperada: É a 220 volts. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais finos e mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final. Também nas residências a espessura dos fios pode ser menor quando se usa 220 volts.

Por que em algumas cidades a tensão é 110 volts e em outras, 220 volts? Porque não há um padrão nacional para a tensão (ou voltagem) que chega às tomadas das nossas casas. Quando o Brasil começou a montar sua rede elétrica, no início do século 20, diferentes companhias se estabeleceram em cada região do país.

Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto. Agora que você já identificou os fios, as voltagens e desligou o disjuntor novamente, basta conectar os que irão somar a potência desejada para aquele ponto e remontar a tomada.

Preço de instalação elétrica nova
O valor médio cobrado pelo eletricista para fazer uma instalação elétrica nova gira em torno de R$ 4.500. Nos casos em que for necessário realizar a troca de uma instalação, o preço cobrado é de aproximadamente R$ 2.650.

110V – Porto Alegre, Rio Grande, Canoas, Torres e alguns outros municípios; 220V – Gramado, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Bagé, Pelotas, Uruguaiana e outros municípios. 127V – Porto Velho, Vilhena, Guajará-Mirim e demais cidades. 127V – Boa Vista.

Se você ligar um aparelho 127V numa tomada 220V, ele vai queimar porque entrou em contato com uma tensão muito maior do que suporta!

Comparando-se com exemplos reais, 220V exige a passagem de menos elétrons e, portanto, menor gasto energético nos fios que conduzem eletricidade até a tomada.