O que é melanina na unha?

Perguntado por: ddrumond . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

“Essa pigmentação acontece pelo aumento na produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Isso acontece na raiz da unha, a chamada matriz ungueal, estrutura interna localizada na base da unha”, explica o Dr.

A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina. Mancha escura na unha pode ser câncer de pele?

A linha escura na unha surge por um desses dois principais motivos: ou há um aumento da produção de melanina na matriz ou fábrica da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) , ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.

A melanoníquia estriada pode ocorrer devido a vários fatores: questões raciais, traumas ou mesmo leve batida na base da unha, surgimento uma “pinta” na matriz, por alguns medicamentos, por infecção por fungos, por algumas doenças ou, mais raramente, por lesão cancerígena, o melanoma ungueal ou melanoma acral.

A cor das unhas saudáveis, geralmente, têm um aspecto branco transparente, levemente rosadas. Mas elas podem mudar de cor ou ficar manchadas, o que pode indicar doenças. Essa alteração se chama cromoníquia e pode ser causada tanto por agentes externos como por condições do próprio organismo.

Em excesso, as unhas claras podem indicar doenças nutricionais e endócrinas, relacionadas a falta de nutrientes ou problemas hormonais. A falta de ferro, proteína e biotina, ou mesmo a anemia podem ser a causa.

Cuidados e tratamentos para a unha manchada
De acordo com a dermatologista, não é possível reverter a situação quando a unha já está manchada pelo esmalte. Neste caso, a solução é esperar a lâmina crescer para que a pigmentação saia junto com ela. O que se pode fazer, portanto, é evitar que isso ocorra novamente.

Normalmente, a causa é o excesso de fluido (edema) e caracteriza-se pelo facto de não desaparecer quando pressionada. Além disso, a mancha não se move com o crescimento da unha. Esta alteração deve-se ao consumo de certos tipos de medicamentos, tais como os de quimioterapia, ou então a outros tipos de doenças.

O melanoma de unha, também chamado de melanoma ungueal, caracteriza-se pelo surgimento de uma mancha escurecida ou azulada, que cresce com o tempo, e que pode aparecer nas extremidades do corpo, tanto nas unhas dos pés como das mãos.

O tratamento varia conforme a infecção. Se for detectada logo no início, o médico receita apenas soluções tópicas como tioconazol em creme e esmaltes de amorolfina. Conforme a infecção se agrava, podem ser necessários medicamentos orais como itraconazol, terbinafina e fluconazol.

O leito ungueal é a pele debaixo da placa ungueal. Ele contém vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para a ponta do dedo.

Olá. "Unha preta" pode ser apenas secundária a um trauma (você bateu ou machucou) e, nesse caso, é autolimitada. Quando a unha crescer essa mancha (equimose) vai sumir. Mas, se não houve trauma, pode ter 2 causas principais: onicomicose (fungo na unha) ou melanoníquia estriada (que também tem diversas causas).

A deficiência de vitaminas no organismo pode ser demonstrada por meio da análise visual das unhas. A unha fica com aspecto de casca de ovo, enrugada, esbranquiçada e quebradiça. A unha apresenta linhas escurecidas, que saem da raiz da unha e vão até a sua ponta, além de uma cor azul enegrecida.

Existem também alguns problemas dermatológicos que podem favorecer a fragilidade da unha, como: psoríase, alopécia areata e micose. Além das doenças dermatológicas, as doenças endocrinológicas como a tireóide, diabetes, anemia e deficiências severas de nutrientes podem causar unhas mais fragilizadas.

Outros fatores além da luz solar podem causar aumento de melanina em pontos ou placas (localizados) ou em áreas disseminadas da pele. Raramente, outras substâncias além da melanina causam o escurecimento da pele. Células especializadas chamadas melanócitos produzem o pigmento melanina.

Espinafre, brócolis, couve e escarola são ótimas fontes de vitamina A e de magnésio e restauram a saúde das unhas. São as melhores fontes de vitamina C na alimentação. Uma dessas frutas por dia é o indicado para quem precisa recuperar as unhas danificadas.

A quem engole pedaços das unhas, a situação tende a ser ainda mais agravante. O hábito pode provocar gastrite e inflamação no estômago a longo prazo.

Anemia: a anemia pode ser causada por falta ferro no sangue, quando há deficiência desse elemento, as unhas ficam fracas, quebradiças e podem apresentar deformidades como formato em colher.

Quais vitaminas são essenciais para unha?

  • Vitamina A. A vitamina A tem um papel importante no processo de renovação celular, e falando especificamente das unhas, isso contribui para o crescimento saudável das mesmas.² ...
  • Vitamina C. ...
  • Vitamina D. ...
  • Vitamina E. ...
  • Vitaminas do complexo B.