O que é Megalofobia?

Perguntado por: hinfante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

É interessante que o medo possa ser comum entre muitas pessoas, mas seja sentido e experimentado de maneira diferente. Por exemplo, alguém pode ter medo de animais grandes como elefantes e baleias, enquanto outros podem ter medo de objetos feitos pelo homem isolado.

A tripofobia é o medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares.

A hidrofobia ou aquafobia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem um medo irracional e exagerado de água. A pessoa com essa fobia evita lugares como piscinas, rios, lagos, mares e cachoeiras por medo de se afogar, mesmo quando a água não apresenta perigo.

As 5 fobias mais comuns

  1. 1 – Fobia social. O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou sociofobia, é o medo irracional de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. ...
  2. 2 – Claustrofobia. ...
  3. 3 – Agorafobia. ...
  4. 4 – Aracnofobia. ...
  5. 5 – Acrofobia. ...
  6. 5 sinais de que você é nervoso demais.

Claustrofobia
Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico. Voar de avião e até entrar em um elevador é uma tarefa quase impossível.

O problema tem nome: misofonia. Barulhinhos que muitos nem percebem, mas para você são insuportáveis.

A enoclofobia é um distúrbio não reconhecido no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). No entanto, pode ser considerado um tipo de fobia específica e pode estar relacionado a outros diagnósticos como agorafobia e transtorno de ansiedade social.

O teste para saber se você sofre de tripofobia consiste, essencialmente, na exposição a imagens de aglomerados de círculos, furos e buracos. É a intensidade de suas reações que sugere o indício da fobia.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

A entomofobia, também conhecida como insectofobia ou insetofobia, é o medo anormal ou a aversão a insetos e artrópodes semelhantes, e até a vermes. As pessoas que sofrem deste tipo de doença exageram a realidade, ou seja, para elas um simples inseto é muito mais do que parece.

O potó é um inseto pequeno que mais parece uma formiga, mas na maioria das vezes o estrago que ele deixa na pele de uma pessoa não é proporcional ao seu tamanho.

Aicmofobia é o nome dado à fobia de agulhas.

Acredita-se que o medo do escuro tenha uma origem evolutiva, uma vez que, para os humanos pré-históricos, o escuro estava associado às ameaças dos predadores. Mas as causas também podem estar relacionadas a traumas, como um episódio de castigo ou violência sofridos em um ambiente escuro.

O medo irracional de cobras ou serpentes é chamado de ofidiofobia. Assim como a aracnofobia, esse é um dos transtornos de ansiedade mais comuns envolvendo animais.

A primeira fobia registrada foi sentida por um homem que ficava aterrorizado com a música de uma flauta, mas apenas se ele a ouvisse à noite. Ela foi descrita há 2.500 anos pelo grego Hipócrates, o "pai da medicina".

Os sinais mais comuns são:

  1. 1.1 Sensação de ansiedade ou pânico. ...
  2. 1.2 Dificuldade para respirar. ...
  3. 1.3 Aumento da frequência cardíaca. ...
  4. 1.4 Sudorese intensa. ...
  5. 1.5 Sentimento de incapacidade.

Optofobia: medo de abrir os olhos
Quem sofre desta aversão, tende a preferir ficar em casa, porque sair à rua e manter os olhos fechados parece-nos tarefa impossível.

Continuar lendo Quem tem Megalofobia?