O que é medido em watts?

Perguntado por: acosta4 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

O Watt [W] é utilizado para medir a potência produzida por uma diferença de potencial elétrico, em volts (V), e a intensidade da corrente elétrica, em amperes (A), que passa por um condutor. O nome “Watt” é uma homenagem a James Watt, engenheiro escocês que contribuiu para o desenvolvimento do motor a vapor.

Essa unidade é usada para planejar o circuito elétrico. Se sabemos que uma lâmpada consome 60 Watts, o circuito que a alimentará precisa ser de, no mínimo, 60 KVA. Como vimos, cada unidade de medida serve para mensurar uma grandeza diferente.

Mais watts não significam mais potência
Porém, mais watts não significam necessariamente que o produto possui maior potência de iluminação. O número de watts indica a quantidade de energia gasta pela lâmpada.

O watt é uma unidade de potência, o watt-hora é uma unidade de energia gerada e o watt/hora indica uma taxa de variação da potência consumida com o tempo. Veja os exemplos: Uma lâmpada cuja potência é 100 W consome energia a uma taxa de 100 joules por segundo.

MEDIDA EM WATTS. A Potência é calculada multiplicando a tensão (volts) pela corrente (amperes), ou seja, com volts e amperes temos a potência em watts. Em termos práticos, um chuveiro elétrico de 8000 watts é mais potente que um de 5000 watts, o que permite esquentar mais água.

Watt (W) é a unidade de medida da potência de um equipamento eletrônico. Esse valor é obtido multiplicando a tensão (medida em volts) pela corrente (medida em amperes). A potência está relacionada ao consumo de energia elétrica de um dispositivo e não à capacidade de iluminação que uma lâmpada tem, por exemplo.

A potência do chuveiro pode variar entre 3.200 Watts a 7.800 Watts. Se você comprar um chuveiro que tem potência de 5500 Watts, essa é a potência máxima em que ele funciona.

Exemplo: vamos supor que o consumo de energia da sua residência, em determinado mês, foi de 200kWh. Esse valor será multiplicado por R$ 0,527.

A potência é medida em Watts. A potência que consta em cada aparelho elétrico indica a sua potência pelo período de 1 hora. Por exemplo, um aquecedor a óleo com potência de 1500 W (Watts) consumirá essa potência em uma hora.

A potência, medida em watts (w), é a quantidade de energia utilizada pela lâmpada para que ela possa fornecer luz para qualquer tipo de ambiente. O lúmen (lm) é a unidade de medida para obtenção do fluxo luminoso, que é a quantidade de luz que uma lâmpada pode emitir.

O Watt (W), por exemplo, é uma medida de potência. Quando, por exemplo, você vê em uma embalagem de uma lâmpada que ela é de 100W ou uma geladeira 300W, significa a potência consumida pelo produto. O termo kW, nada mais é que a forma de medir 1000W de potência, ou seja, 1kW (quilowatt) equivale a 1000W.

Uma fonte de 600 watts é mais potente que uma de 400 watts, o que permite alimentar um computador mais potente e assim por diante. O watt (símbolo: W) é a unidade de potência do Sistema Internacional, é a quantidade de energia em joules que é convertido, usado ou dissipado em um segundo.

Alto-falantes: Woofer: A potência de um Woofer pode variar de 80 a 5.000 Watts RMS. Subwoofer: A potência de um Subwoofer pode variar de 80 a 5.000 Watts RMS. Tweeter: A potência de um Tweeter pode variar de 20 a 200 Watts RMS. Mid-range: A potência de um Mid-range pode variar de 50 a 200 Watts RMS.

Volt é uma unidade básica de força eletromotriz que faz com que uma corrente de um ampere flua através de um condutor com resistência de um ohm; Watt é a unidade básica de energia elétrica, mecânica ou térmica na qual a energia elétrica é capaz de realizar um trabalho.

Watts: É a unidade usada para mostrar a potência elétrica (W). Mas no caso dos aparelhos de áudio, essa potência é dada normalmente em WRMS e WPMPO.

Com potência de, aproximadamente, 250 W (ou 0,25 kW), seu consumo será 0,25 kW vezes 360 horas. A conta totaliza 90 kWh mensais.

Primeiramente, é preciso explicar que tanto o 110, quanto o 220 representam a tensão elétrica do produto. Ou seja, estamos tratando da unidade de medida Volts (V).

Sendo assim, a relação de lúmens por watts representa a eficiência luminosa de uma lâmpada ou luminária. Quanto maior a emissão de luz (lúmens) para o menor consumo de energia em Watts, melhor será a eficiência luminosa de uma luminária ou lâmpadas de LED.

Capacidade: para 127V, a potência máxima é de 2.540W (20A x 127V = 2.540W).

O que é kW? Sendo uma unidade de potência amplamente utilizada, o quilowatt (kW) equivale a 1.000 W, assim como 10 kW correspondem a 10.000 W, assim ocorre sucessivamente.

Gente, já reparou que todos eletroportáteis vêm com a informação de quantos watts consomem? Esse é o nome que se dá pra medida da potência elétrica de cada aparelho.