O que é maternal 1?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Maternal: uma oportunidade para aprendizado das crianças bem pequenas. A Educação Infantil é dividida em duas etapas: o maternal, para crianças de 0 a 3 anos; e a pré-escola, para crianças de 4 a 5 anos. O ensino maternal, por sua vez, se divide entre berçário (0-1 ano de vida) e maternal 1, 2 e 3 (1-3 anos).

5 anos de idade

Educação Infantil - Maternal ao 2º período (2 a 5 anos de idade)

2 - A educação infantil compreende creche, de 0 a 3 anos, e a pré-escola, de 4 a 5 anos. Sua oferta pelo poder público pode ser exigida individualmente, como no caso examinado neste processo.

Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado). No entanto, essa não é a trajetória de muitas crianças e muitos ado- lescentes brasileiros.

Idades Escolares
Ensino Infantil: É dividido em Maternal que vai de 0 a 3 anos, com o Berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1, 2 e 3 um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano).

Portanto, a educação infantil é dividida em 5 etapas. Cada uma delas atreladas a idade da criança.

O desenvolvimento infantil pode ser dividido em cinco fases:

  • Recém-nascido (0-3 meses)
  • Bebê (3-12 meses)
  • Criança (1-3 anos)
  • Idade pré-escolar (3-4 anos)
  • Idade escolar (4-5 anos).

É nessa faixa etária que os pequenos conseguem reconhecer as cores e até nomeá-las, criando desenhos que se assemelham a uma forma humana e usando diversos materiais para explorar a criatividade. As atividades práticas com foco na linguagem oral e escrita também são trabalhadas no Maternal II da Pecompê.

O principal objetivo do Maternal I é promover o desenvolvimento psíquico e social das crianças, conforme a capacidade de cada uma.

Berçário – menores de 2 anos. Maternal I – 2 anos. Maternal II – 3 anos. Jardim I – 4 anos.

A Educação Infantil é dividida em duas etapas: o maternal, para crianças de 0 a 3 anos; e a pré-escola, para crianças de 4 a 5 anos. O ensino maternal, por sua vez, se divide entre berçário (0-1 ano de vida) e maternal 1, 2 e 3 (1-3 anos).

seis anos de idade

O texto aprovado estabelece a matrícula obrigatória, no primeiro ano da pré-escola e no primeiro ano do ensino fundamental, das crianças que completarem, respectivamente, quatro e seis anos de idade até o dia 31 de março do correspondente ano.

Instituição. A principal diferença entre creche e berçário é que, enquanto a creche é voltada especialmente para bebês de 3 meses a 3 anos, o berçário é uma ala da uma escola que atende desde bebês e crianças maiores.

A creche, além de ajudar na comunicação do nosso filho, também ajuda na formação e construção de sua personalidade. Os relacionamentos ficam mais estreitos pois elas crianças aprendem a diferenciar as personalidades assim como o desenvolvimento afetivo.

De acordo com a promotora, a legislação prevê que o aluno tem direito a educação infantil em meio período. Já as mães que trabalham, tem direito de deixar os filhos em período integral. “A mãe, ou o pai que não executa atividade laboral, não têm o direito de manter os filhos nas creches em período integral.

Infantil G3 - (3 anos)

A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.
Obs.: ainda que a legislação brasileira preveja matrícula obrigatória no Ensino Infantil, apenas a partir dos 4 anos é possível, se for um desejo dos pais e/ou responsáveis, matricular crianças mais novas (2 e 3 anos).

Modalidades de Ensino. Educação Infantil: Primeira etapa da Educação Básica que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade. É oferecida em creches para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para as crianças de 4 a 5 anos de idade.

a) EDUCAÇÃO INFANTIL
1- 0 a 2 anos: 5 (cinco) crianças por turma, podendo chegar até 10 (dez) crianças por turma se houver auxiliar para o professor; a. 2- de 2 a 3 anos de idade: até 8 (oito) crianças por turma, podendo chegar até 15 (quinze) crianças por turma, se houver auxiliar para o professor; a.