O que e material ou partícula?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 18 votos

Ponto material: Um corpo é chamado de ponto material ou partícula, quando suas dimensões são desprezíveis no fenômeno estudado. Exemplo: Um carro em movimento na rodovia Rio-Bahia; Um navio no oceano. Corpo extenso: Chamamos de corpo extenso, o corpo cujas dimensões não podem ser desprezadas no fenômeno em estudo.

É chamada de partícula a qualquer parte ou corpo muito pequeno de algo. Entre os exemplos de partículas podemos encontrar os grãos minerais e as partículas subatômicas.

Um ponto material, portanto, é todo corpo cujas dimensões não interferem no estudo de um determinado fenômeno. Se porventura a situação que considerarmos ser a de navio entrar no porto, suas dimensões não poderão ser desprezadas em relação ao tamanho do porto. Neste caso denominamos o navio de corpo extenso.

Para a ciência, um material é qualquer conglomerado de matéria ou de massa. Na engenharia, um material é uma substância (composto químico) com uma propriedade útil, podendo ser mecânica, elétrica, óptica, térmica ou magnética.

O ponto material nada mais é do que um corpo, ou partícula, que possui dimensões e estrutura interna insignificantes em relação às dimensões envolvidas no fenômeno descrito por este corpo. No entanto, quando as dimensões não podem ser descartadas, este corpo passa a ser chamado de corpo extenso.

Trajetória: linha que determina as diversas posições do objeto ao decorrer do tempo. Deslocamento: distância percorrida entre o espaço inicial e final da trajetória. Ponto material: corpo cujas dimensões não interferem no estudo do movimento.

A definição de matéria é dada por uma frase simples e abrangente: trata-se de tudo aquilo que ocupa lugar (o mesmo que volume) no espaço e apresenta peso (produto da massa pela gravidade). Alguns exemplos de matéria: árvore, bactéria, vírus, ser humano, ar, água, mesa, veículo, etc.

A matéria pode ser líquida, sólida ou gasosa. São exemplos de matéria: papel, madeira, ar, água, pedra.

Partícula ou onda? A luz possui comportamento duplo, ou seja, pode ser interpretada como onda em determinadas situações e comportar-se como partícula em casos específicos. Dessa forma, a luz tanto é onda quanto partícula, possuindo, portanto, um comportamento dual.

O ponto material é um corpo ou partícula que pode ter suas dimensões (tamanho) desprezadas quando estamos estudando um movimento.

Assim sendo, cada átomo possui um núcleo, tendo uma determinada carga elétrica positiva. Essa carga positiva se dá em razão da presença, no núcleo, de partículas denominadas prótons. Também no núcleo, além dos prótons, existem os nêutrons, que são partículas que não possuem carga elétrica.

As partículas:

  1. ocupam uma posição no espaço,
  2. são dotadas de massa,
  3. têm forma definida,
  4. são bem localizadas, isto é, pode-se determinar facilmente sua posição.

A estrutura do átomo é composta por três partículas fundamentais: prótons (com carga positiva), nêutrons (partículas neutras) e elétrons (com carga negativa). Toda matéria é formada de átomos sendo que cada elemento químico possui átomos diferentes.

As partículas atômicas são os prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e nêutrons estão localizados no interior do núcleo, e os elétrons, nos orbitais. Para realizar o cálculo das partículas atômicas, é fundamental que conheçamos algumas características do átomo: Não pare agora...

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Em Estática, considera-se ponto material todo corpo pequeno o suficiente para que suas dimensões não interfiram no estudo. Um ponto material é um corpo no qual as forças que agem sobre ele se cruzam no mesmo ponto.

Quando o ponto material X está em uma reta, sua posição fica determinada pela incógnita Y, do seguimento OX, sendo que O é um ponto fixo na reta. A incógnita Y é considerada a coordenada do ponto X e o ponto O é a origem das coordenadas.

Um ponto material está em equilíbrio em relação a um referencial quando se encontra em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme em relação a esse referencial. O repouso corresponde ao equilíbrio estático, enquanto o movimento retilíneo e uniforme corresponde ao equilíbrio dinâmico.

Material é tudo aquilo que utilizamos para construir objetos.