O que é material estruturado?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O que é um material estruturado? Um material estruturado é aquele que mantêm a proposta e os objetivos, mas que insere orientações visuais transformando a instrução verbal para a não verbal (visual).

A atividade estruturada é uma forma de adequação muito eficiente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), onde o aprendizado é visual e o modelo estruturado possibilita a organização mental, assim facilitando o processo do ensino e aprendizagem.

A vantagem dos materiais não estruturados é proporcionar uma infinidade de possibilidades. Diferente dos brinquedos fabricados, esses objetos permitem que a criança construa novas possibilidades de acordo com sua criatividade.

O que são materiais não estruturados? Cones, carretéis, madeiras, caixas, conduítes, tecidos, mangueiras, pneus, elementos da natureza, sucata, argila, areia, plástico, entre outros.

Os brinquedos não estruturados são objetos que não apresentam uma finalidade predeterminada. Diferentes dos brinquedos fabricados, os não estruturados possibilitam à criança a construção de possibilidades novas conforme sua criatividade.

A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em Campos de Experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

O brincar heurístico é a descoberta das coisas por si mesmo, e envolve a livre exploração de objetos não estruturados, como colheres, pegadores de massas, esponjas, pincéis, pedaços de madeira, pinhas, folhas de árvores, entre outros materiais de fácil acesso.

Ele refere-se a uma forma de ensino sistemática e explícita, baseada não apenas em estratégias didáticas robustas, mas numa organização da apresentação dos conteúdos sob o comando de um professor: o que o professor faz é previamente estabelecido e como reage às respostas dos alunos também obedece a um script mais ou ...

Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, identificar expressões faciais e compreender gestos comunicativos, expressar as próprias emoções e fazer amigos. Dificuldade na comunicação, caracterizado por uso repetitivo da linguagem e dificuldade para iniciar e manter um diálogo.

Estudos Comprovados
Análise do Comportamento Aplicada, ou ABA, é uma ciência voltada para a compreensão e aprimoramento do comportamento humano. Ela utiliza os princípios científicos do comportamento e os aplica sistematicamente para aprimorar comportamentos relevantes na sociedade.

O material didático precisa ser atraente e adequado para os níveis da criança com o TEA. É importante que o material didático seja objetivo, os enunciados sejam menores e é necessário evitar longos textos que exijam uma interpretação complexa.

No jogo estruturado, a criança se engaja em um determinado ambiente onde as matérias, instruções e ajudas implícitas e explícitas são feitas para ajudarem-na a alcançar seu objetivo, ou seja, ela é induzida à forma “certa” de brincar e de chegar ao destino desejado da brincadeira.

Os brinquedos chamados heurísticos proporcionam à criança a possibilidade de explorar objetos simples do dia a dia de forma que possam ter a oportunidade de expandir suas ideias, sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações.

É nesse tipo de contexto que as crianças desenvolvem os aspectos cognitivos, afetivos, simbólicos, imaginativos, expressivos e que provocam interações sociais capazes de estimular nelas o espírito de colaboração, a troca de saberes, o esforço individual e coletivo nas experiências construtivas.

Em suma, enquanto os estruturados são aqueles que possuem estruturas bem definidas e rígidas, os não estruturados são o oposto: podem ser compostos de diversos elementos e não possuem estruturas bem definidas.

Brinquedos não estruturados estimulam a inteligência das crianças e são importantíssimos para o desenvolvimento. Sejam eles potes, tampas, retalhos, caixas, latas, cones, canudos, folhas, entre outros. Estes objetos proporcionam um mundo de fantasia, imaginação e criatividade para criança.

Dados Semiestruturados
Os dados estruturados são organizados em um padrão fixo e constante, seguem uma estrutura mais rígida. Os dados não-estruturados, como o próprio nome já diz, não possuem estrutura de organização, sendo totalmente desestruturados.

Os brinquedos montessori são aqueles que dependem da criança na hora da brincadeira para ganhar uma função. Eles são feitos de materiais, como madeira e tecidos naturais (de origem animal, mineral ou vegetal), são agradáveis ao tato e costumam ter cores primárias.

Brinquedos não estruturados são materiais variados (blocos de madeira, elementos da natureza, cones, rolos, objetos de uso cotidiano, caixas, entre outros) que através das intervenções das crianças, podem se transformar numa infinidade de brincadeiras.

1)Materiais de largo alcance que proporcionem movimentos amplos, como: caixotes de madeira ou plástico, tábuas, pneus, tijolos, canos de PVC, caixas de papelão grandes, tocos de madeira, bobinas grandes, pedaços de conduítes, cordas e tecidos (toalhas de mesa e lençóis velhos, por exemplo).