O que é material e materialidade?

Perguntado por: egil . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

A matéria é a preocupação mecânica com o suporte material, ao passo que a materialidade abrange o potencial expressivo e a carga informacional destes suportes, englobando também a extramaterialidade dos meios de informação.

Característica do que é imaterial, ou seja, é aquilo que não se constitui de matéria. Exemplo de uso da palavra Imaterialidade: Imaterialidade é tudo aquilo que se sente ao ver uma obra de arte, criada por um artista, pintor!

Omissões ou declarações inexatas de itens são materiais se elas puderem, individual ou coletivamente, influenciar as decisões econômicas de usuários tomadas com base nas demonstrações contábeis.

O conceito de materialidade é aplicado pelo auditor no planejamento e na execução da auditoria, bem como na avaliação do efeito de distorções identificadas na auditoria e de quaisquer distorções não corrigidas, incluindo omissões, nas demonstrações financeiras.

A determinação da materialidade para o planejamento envolve o exercício de julgamento profissional. Aplica-se frequentemente uma porcentagem a um referencial selecionado como ponto de partida para determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.

Ausência de materialidade. Cediço que, para o início da ação penal, essencial a existência de prova da materialidade delitiva. Noutro giro, nos crimes que deixam vestígios, como in casu, ao menos até a prolação da sentença, imprescindível o exame de corpo de delito, nos termos do art. 158 do Código de Processo Penal[1] ...

Materialidade do fato é o oposto da inexistência do fato. Materialidade do fato é prova da existência do fato, mas ainda não é prova da existência do crime. Você pode pagar com cartão de crédito e parcelar em até 12 vezes.

Estas são brincadeiras que fazem utilizar os materiais de forma aberta, sem um objetivo determinado, onde um objeto pode ser interpretado e utilizado de diversas formas.

Vimos que a materialidade linguística são as marcas linguísticas presentes no enunciado, seria toda a massa textual a que se tem acesso em um texto escrito ou falado.

Materialidade

SUPORTEMATÉRIA
ARTES VISUAIStela papel pedra / madeira papel fotográficotinta grafite pedra / madeira fotografia
TEATROO corpo do artistaFormas corporais e gestos
DANÇAO corpo do artistaFormas corporais e gestos
MÚSICAPessoa que toca ou cantaSons e melodia

Materialidade significa analisar quais questões são as mais importantes a serem abordadas pelas empresas. Além disso, a matriz permite gerar oportunidades de negócio por meio da identificação de temas relevantes para o negócio, possibilitando a geração de valor.

Uma análise da materialidade em sustentabilidade tem como objetivo identificar os impactos económicos, ambientais e sociais mais significativos (aspetos materiais) para a organização ou que influenciam substancialmente as decisões dos stakeholders.

A comprovação da existência do fato delituoso diz respeito a materialidade delitiva.... A verificação da autoria do crime é autoexplicativa, consistente na comprovação de que o réu efetivamente concorreu para a prática do fato delituoso.

(2020, p. 702). A prova da materialidade do fato, portanto, indica a possível ocorrência de um crime e impede que se argumente que o fato (o corpo encontrado, no exemplo utilizado) seja negado. Ou seja, em termos lógicos, não é possível argumentar que o corpo inexiste e, portanto, inexiste crime consequentemente.

E existe também a Materialidade Indireta, que devido aos rastros que o acusado deixou, prova-se por entendimento, perícia, vestígios, entre outros que indiretamente leva a uma conclusão.

STJ: a materialidade do crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica pode ser comprovada por laudos médicos ou outros meios de prova.

Art. 395 - O réu ou seu defensor poderá, logo após o interrogatório ou no prazo de 3 (três) dias, oferecer alegações escritas e arrolar testemunhas.]

751) que “quando a absolvição ocorrer em face de insuficiência de provas(não haver proca da existência do fato ou não existir prova suficiente para a condenação” ou de atipicidade(não constituir o fato infração penal), o resultado no âmbito criminal não faz coisa julgada na esfera civil e administrativa.

Qualquer pessoa do povo poderá provocar a iniciativa do Ministério Público, nos casos em que caiba a ação pública, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e a autoria e indicando o tempo, o lugar e os elementos de convicção. Art. 28.

- Para uma condenação é necessária a certeza e não apenas indícios e presunções quanto à autoria.