O que é mastodonte no dicionário?

Perguntado por: dbittencourt3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

1. Mamífero, proboscídeo fóssil, parecido com o elefante, mas de tamanho quase duplo, e com dois incisivos alongados, vulgarmente chamados defesas, no maxilar superior e outros dois mais curtos no inferior.

Significado de Mastodonte
substantivo masculino Mamífero fóssil do fim do terciário e começo do quartenário, vizinho do elefante, do qual tem o talhe; possuía quatro presas. [Popular] Pessoa ou coisa de enorme volume. Os mastodontes viviam, a princípio, no norte da África, há cerca de 40 milhões de anos.

adjetivo Próprio do mastodonte, do mamífero que se assemelha ao elefante, mais robusto e menor, distinguido pelos dois pares de presas. [Figurado] Gigantesco; de dimensão avantajada; muito grande e corpulento: exposição mastodôntica. Etimologia (origem da palavra mastodôntico).

O mastodonte era maior que um elefante atual. Tinha presas de até 1,5 metro de comprimento, voltadas para cima, andava em bandos e se alimentava de brotos, arbustos e capim. Seus dentes cresciam continuamente e eram substituídos por outros à medida que se desgastavam com a mastigação.

Os mastodontes tinham estatura menor, mas um corpo mais forte que o dos mamutes, além de ossos mais grossos e presas de formato diferente. Na América do Norte, os mastodontes viviam lado a lado com os mamutes, porque tinham dietas diferentes entre si e não competiam por alimento.

Há muitos anos, moluscos com uma concha brilhante como porcelana chegaram até as rochas no fundo do mar na Ilha da Trindade, localizada a 1.160 quilômetros da costa brasileira, no litoral do Espírito Santo.

Desapareceram da América do Norte como parte de uma extinção em massa que afetou a maioria dos animais da megafauna do Pleistoceno, amplamente acreditado por estar relacionada com a caça excessiva por parte dos humanos primitivos, e possivelmente também devido as mudanças climáticas.

O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

O mastodonte americano viveu em uma era conhecida como Pleistoceno tardio, entre cerca de 10.000 e 125.000 anos, em toda a América do Norte, na costa ártica do Alasca e até na tropical Honduras. "Os dentes do mastodonte eram eficientes em desfolhar e esmagar brotos, folhas e caules de arbustos e árvores.

Tecido animal de revestimento e proteção contra agressões exteriores.

Mamute Imperial (Mammuthus Imperator): considerada a espécie de mamute mais alta, podendo atingir 5 metros de altura e pesar até 18 toneladas; Mamute Lanoso (Mammuthus Primigenius): este foi o mamute mais abundante de todas as espécies.

Significado de Noutra
contração Sobre alguma coisa; acerca de; em relação a; a respeito de; dentro de: sua casa não fica nesta rua, procure noutra. [Gramática] Contração composta pela junção da preposição em e do feminino do pronome indefinido outro; em outro: noutra cidade; noutra vida; noutra situação.

Significado de Estropiados
O mesmo que: aleijados, alterados, assoberbados, cansados, desfigurados, exaustos, inválidos, mutilados, deturpados.

1. Que tem olhos garços ou azuis-claros. 2. Diz-se do animal que tem uma malha branca à roda de um ou de ambos os olhos.

Os mastodontes foram extintos há aproximadamente 11 mil anos, juntamente com outros animais terrestres gigantes, como os mamutes lanudos, preguiças gigantes e tigres dente-de-sabre.

Apesar das semelhanças, os mastodontes surgiram muito antes que seus semelhantes, há 30 milhões de anos. Com origens nas Américas do Norte e Central, acabaram extintos no mesmo período que os mamutes.

Esta é a primeira vez que fósseis de mastodonte são encontrados em Florânia. Segundo pesquisadores da UFRN, fósseis do animal já foram descobertos em todos os Estados brasileiros, com exceção do Tocantins. Os mastodontes viveram há cerca de 10.000 anos nas Américas do Norte e do Sul. A espécie é da família dos mamutes.

4000 anos

O processo de extinção dos mamutes iniciou-se a cerca de 10.000 anos, quando vários animais desapareceram. Alguns desses mamíferos sobreviveram isolados por mais algum tempo, sendo que, há cerca de 4000 anos, os últimos espécimes morreram.