O que é mastite no homem?

Perguntado por: vgomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Mastite. A mastite é uma inflamação dolorosa das mamas que, embora seja mais comum em mulheres, também pode ocorrer em homens. Ao perceber sinais de inflamação, também é recomendável consultar um médico. Observação: A especialidade médica que trata dos problemas das mamas é a Mastologia.

Durante a amamentação, a mastite pode ser causada pelo acúmulo de leite nas mamas ou por um bloqueio no ducto mamário, ou seja, o canal por onde o leite passa. Isso acontece quando o leite não consegue sair das mamas e acaba voltando, o que provoca a inflamação.

Os sintomas do câncer de mama em homens são similares nódulo na mama, alterações cutâneas, retração de mamilo, úlcera na pele e/ou linfonodos aumentados na axila. Devido à raridade da doença nos homens, não existe indicação para realização de mamografia como rastreio populacional.

Se você está em busca de um profissional para saber se você tem ginecomastia, o correto é procurar um médico especialista que poderá ser o endocrinologista, o cirurgião plástico ou o mastologista.

O verdadeiro tratamento para ginecomastia é a cirurgia de mama masculina. Essa cirurgia é simples, tanto que o procedimento tem duração de até 3 horas. E pode ser feito ainda na adolescência, desde que o paciente esteja em boas condições de saúde.

Os sintomas da mastite podem incluir febre alta e sintomas mamários: eritema, endurecimento, sensibilização, dor, edema e calor ao toque. A mastite é diferente da dor e fissuras dos mamilos que muitas vezes acompanham o início da amamentação.

Geralmente, a mastite é tratada com antibióticos junto com práticas para aliviar o desconforto e esvaziar o leite da mama. Nos casos em que um abscesso mamário se forma, pode ser necessário realizar a drenagem do pus de forma cirúrgica.

Dor na mama, que pode irradiar pelo tórax. Sensação de “calor” na região. Mudança no formato e/ou tamanho da mama. Febre, quando a mastite evolui para um quadro de infecção.

Mastite é uma infecção que geralmente causa dor e desconforto nos peitos. É mais comum entre as mães que estão nas primeiras semanas de amamentação de seus recém-nascidos, mas algumas também podem passar por isso mais tarde.

Quando existe a infecção, a mastite pode ser do tipo lactacional (puerperal) ou não lactacional.

Enterobacter sp. Streptococcus uberis Streptococcus dysgalactiae Serratia sp.

Nódulo palpável na mama ou na axila e saída de sangue pelo mamilo são sinais de alarme e o paciente deve imediatamente procurar o mastologista para que seja feito o diagnóstico e o tratamento. É semelhante ao da mulher.

Ginecomastia: O que pode causar dor nas mamas dos homens? Como as mamas em mulheres, os homens também sentem um desconforto. No entanto, o que na maioria das vezes é causado por pancadas durante uma atividade física ou até mesmo devido à irritação do mamilo. Também pode ser ginecomastia!

O principal sintoma da ginecomastia é o desenvolvimento de tecido mamário excessivo em um ou em ambos os seios. Isso pode causar desconforto e constrangimento em muitos homens, especialmente quando estão em situações públicas ou sociais. Além disso, a ginecomastia também pode causar dor e sensibilidade nos seios.

É necessário “quebrar” a “pedra do peito” para que a ginecomastia desapareça? Não. Embora os adolescentes brinquem entre si, apertando a mama e tentando “quebrar” a mama do colega, isso pode causar sangramento e infecção (mastite) e deve ser evitado.