O que é massa residual?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O peso ou massa residual corresponde ao peso dos componentes corporais, excluindo gordura, músculos e ossos.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

A massa magra, de maneira geral, é tudo aquilo que não é gordura em nosso corpo. Aqui, estão inclusos os músculos, órgãos e ossos, tendões e ligamentos.

Faça uso de uma fita métrica
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.

Olá, o que ocorre é que muitas vezes você perdeu gordura e ganhou massa muscular ou está mais hidratado. Por isso, o peso permanece igual ou as vezes até aumenta. A gordura apresenta mais volume, assim, visualmente, quando perde ela aparenta mais magro. Continue firme que logo atingirá o resultado que espera.

Observe se a flacidez diminuiu, se a pele está mais firme e se as roupas entram melhor. Isso quer dizer que seu corpo está trocando a gordura por músculos! Dessa maneira, é importante não se prender totalmente à balança.

Alguns fatores, como o sedentarismo, má alimentação e o consumo excessivo de álcool, estão ligados diretamente com essa perda gradual. A falta de exercícios e nutrientes favorecem o catabolismo, pois são necessários para manutenção da massa muscular.

Valores normais de BCM proporcional à massa magra estão na faixa de 53 a 59% para homens e 50 a 56% para mulheres (18 a 75 anos).

Em um mês, você pode perder, em média, de 3 a 4 quilos se seguir um plano bastante rígido. Assim, um quilo de gordura corporal é equivalente a 3.500 calorias. Portanto, o cálculo funciona assim: para perder dois quilos por semana (7 mil calorias), você deve perder 1.000 calorias por dia.

Russa com "0% de gordura" mostra transformação e dá o que falar na web. O nome dela é Eleonora Dobrinina. A russa de 35 anos, que hoje vive em Toronto, no Canadá, é conhecida por ter 0% de gordura corporal. O físico extremamente musculoso impressiona — e muito!

É possível reduzir o percentual de gordura em 1 mês? Sim, porém a magnitude desta perda de gordura não deve ser estipulada. Se o objetivo for um corpo estético, deve-se preservar a massa muscular acima de tudo, não sendo recomendada estratégias agressivas para a redução da gordura corporal.

7 Passos para perder massa gorda

  1. Dedique-se ao exercício físico. ...
  2. Ingira gorduras essenciais. ...
  3. Escolha alimentos de índice glicémico baixo. ...
  4. As pequenas refeições são suas amigas. ...
  5. Beba bebidas mais saudáveis. ...
  6. Aposte no jejum intermitente. ...
  7. Tratamentos estéticos não invasivos.

Para saber se você está dentro ou fora desse parâmetro, é só conferir na balança de bioimpedância. As mulheres precisam dos números acima dos 45% a 60%, já para os homens, o valor ideal é de 50% a 65%.

O ganho de massa gorda no corpo acontece quando o consumo de calorias é maior do que o gasto de calorias do dia. Essa “sobra de energia” é estocada como gordura no corpo.

Na verdade, não! A transpiração é a maneira natural do corpo de regular a temperatura corporal, liberando água (e sal), que evapora para ajudar a resfriá-lo. Além disso, o suor não queima calorias.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Segundo estudo conduzido pelo cientista Ruben Meerman, pesquisador da Escola de Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales, na Austrália, 84% dessa gordura é expelida na respiração e os 16% restantes saem em forma líquida (suor, urina, fezes, lágrimas e outros fluidos corporais).

O emagrecimento involuntário e rápido pode indicar doenças digestivas, inflamatórias, distúrbios alimentares e até depressão. Podendo estar associada a problemas somáticos ou também a problemas psicológicos.

A falta de mudança no tamanho da barriga pode estar ligada diretamente aos novos hábitos alimentares praticados de maneira errada. Um dos principais fatores para a resistência da gordura abdominal está na total eliminação de carboidratos da dieta e refeições com valores calóricos abaixo do recomendado.